Google+ Badge

Google+ Followers

Se você procura um serviço de tradução português-espanhol profissional e de máxima qualidade, podemos ajudar-lhe...

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

COACHING ONTOLOGICO

COACHING ONTOLÓGICO
-QUE É O COACHING ONTOLÓGICO?
“O ser humano pode realizar uma olhada sobre seu emocionar, pode refletir porque possui a língua”.
Todo viver humano acontece em conversações e é nesse espaço onde se cria a realidade em que vivemos ““.
Humberto Maturana.-●
Definição:
O paradoxo é definir o que por própria essência é indefinível, já que podemos falar que o Coaching Ontológico é fundamentalmente troca, criatividade e aprendizado, o que provoca uma grande quantidade de definições válidas sobre ele mesmo. Sabemos que toda definição tem vantagem e inconvenientes:
●Vantagem: Ter um código comum para entender do que falamos.
●Inconveniente: Toda definição é rígida, estereotipada, cristaliza o significado.
Feita esta salvaguarda , podemos dar uma definição do Coaching Ontológico como:
Uma disciplina que aporta uma maneira diferente de interpretar aos seres humanos, seu modo de relacionamento, de atuar e de atingir os objetivos que se propõem, para si mesmo, para as suas empresas e para a sociedade. Um dos postulados que o caracterizam é que a linguagem não só define a realidade, senão que por ele se gera a realidade.
O Coaching Ontológico é uma dinâmica de transformação mediante a qual as pessoas e organizações revisam, desenvolvem e otimizam suas formas de estar sendo no mundo. Apresenta-se como uma conversação que cria uma nova cultura e não como uma técnica dentro da cultura subjacente
Em um processo de Coaching Ontológico o crescimento acontece no domínio de Ser, através de um aprendizado transformacional que questiona com respeito aos modos tradicionais de perceber e interpretar, onde as pessoas e as equipes interrompem seus padrões de conduta e comportamento habituais, para começar a operar com maior criatividade, protagonização e pró atividade; gerando competências emocionais, do fazer, do pensar e da comunicação.
O Coaching Ontológico e um processo fundamentalmente libertador do sofrimento e das crenças condicionantes que nos limitam. Nos conecta com nossos recursos e com nossa capacidade de intervir, logrando maior bem estar e efetividade no alcance de resultados que nos importam.
O Coaching Ontológico desenvolve a atitude e a aptidão para gerar novas idéias, para criar novas possibilidades, para descobrir novos significados, para inventar novos caminhos, para achar novas conexões, seja no nível individual ou no social.
E poder soltar o seguro-conhecido, para iniciar uma viagem a região do ainda não explorado, para atreve-se a desenhar um porvir de acordo com nossas inquietudes.
“O Coaching Ontológico é uma disciplina que nasce como um intento de fazer-nos cargo dos paradoxos que temos nas organizações atuais. Alta efetividade junto a doses de sofrimento; especialização técnica junto ao entorno de trabalho tomados pela desconfiança; altas possibilidades tecnológicas e de recursos para enfrentar ao futuro junta a resignação.” - Julio Olalla.-
Origens:
Nos últimos anos o aporte de novos enfoques cientificos como a Física Quântica (David Bohm e Fritjof Capra) , a Biologia do Conhecimento – ( Humberto Maturana e Francisco Varela) , o pensamento sistêmico ( Heinz Von Foerster), certas correntes filosóficos ( a partir de Heidegger), a lingüística ( a partir de Austin), certas correntes psicológica (construtivismo, logoterapia, gestalt) , o management moderno (Peter Senge, Stephen Covey) tem contribuído no surgimento de uma nova interpretação do Ser Humano: O Coaching Ontológico.
A palavra “Coaching” significa “Entrenamento” e vem do âmbito dos esportes onde o “coach” é o Diretor Técnico que indica aos jogadores como atingir uma melhor performance. Ontologia é uma parte da filosofia que se define como a Ciência do Ser. Ou seja, literalmente, Coaching Ontológico significa treinamento no ser.
O interes e entusiasmo por levar o Coaching ao âmbito pessoal, profissional e empresarial é algo recente. Existe, porém, muita confusão acerca do que o Coaching Ontológico realmente é e quais suas diferenças a respeito ao coaching tradicional. Por exemplo, é comum ouvir as pessoas falar do coaching como uma palavra que define um gerenciamento amistoso, supervisar, intervir psicologicamente, aconselhar, ser experto em certo âmbito, etc. O Coaching Ontológico não é nada disso.

“ O que somos se constrói em nossas conversações históricas acerca de nos mesmos, incluindo as narrativas históricas nas quais nascemos sem ter consciência dele. “ - Fernando Flores

O coaching ontológico é um paradigma diferente, um contexto distinto em que os objetivos sejam atingidos, no âmbito pessoal ou em um trabalho em equipe. O coaching ontológico não fala às pessoas o que elas devem fazer, não pressiona, não aconselha ou recomenda, senão que explora, faz perguntas, oferece interpretações gerativas, desafia respeitosamente os modelos mentais para desenvolver uma nova olhada que permita o descobrimento de novas ações e possibilidades, e acompanha no desenho de ações que facilitem o aceso aos resultados procurados, buscados.
Se procura um serviço de máxima qualidade e profissionalidade, podemos ajudar-lhe