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segunda-feira, 17 de agosto de 2009


Empreendimento Social das Empresas

Num paper publicado por Harvard Business School, os autores desenvolvem o conceito do Empreendimento Social das Empresas (ESE), que consiste num processo que permite as empresas a desenvolver formas mais avançadas e potentes de Responsabilidade Social Empresarial (RSE). O ESE está desenhado para produzir uma significativa e profunda transformação da forma em que uma empresa opera com a finalidade de gerar um maior beneficio social.

A analise se baseia num estudo de duas empresas que se consideram pioneiras na prática da ESE: a empresa Timberland, fabricante de roupa e acessórios ao ar livre, e Starbucks Coffee, uma destacada empresa de café de especialidade, assim como uma revisão da prática de outras empresas.

Os elementos claves do Empreendimento Social das Empresas são:

• Criar um entorno adequado para que as empresas passem de seu antigo enfoque de RSE ao ESE, no que deve adotar uma mentalidade empresarial e cultivar um entorno que permite a transformação fundamental da organização.

• Fomentar aos intrapreneurs (executivos que não desejam sair da empresa em que se encontram para montar um novo negócio). O processo do Empreendimento Social das Empresas é alimentado por vários agentes de cambio ou intrapreneurs. A função do empreendedor social ou corporativo não se distingue da função do gerente já que ambas funciones coexistem permanentemente, e as empresas devem ser empreendedoras a fim de inovar e ir mais além de seus tradicionais enfoques de gestão.

• Ampliar o objetivo corporativo e os valores da empresa. Um dos principais focos do ESE radica neste último ponto. Manter os valores da organização é essencial para a promoção da RSE, e os intrapreneurs requerem que a geração de valor social (o cumprimento das responsabilidades sociais) seja percebida como um componente essencial na missão e visão da empresa.

• Gerar valor por partida dupla. O espírito empresarial consiste em encontrar maneiras inovadoras para criar valor e o ESE assegura que o objetivo das empresas emigre da maximização dos retornos para os investidores à otimização dos retornos para os stakeholders (aquele grupo que se vem significativamente afetado pelas ações da empresa e que, a sua vez, pode impactar a empresa).

• Construir alianças estratégicas. Uma parte essencial das estratégias de geração de valor radica em colaborar com outras organizações. Estas alianças são os veículos para lograr o que o Empreendimento Social das Empresas define como "a ampliação do âmbito de competência da empresa e a conseqüente oportunidade outorgada através de inovadoras oportunidades de alavancagem dos recursos que estão mais além do controle direto".

No paper se sustem que o ESE não consiste em administrar as operações existentes ou programas de RSE. Mais bem, se trata de criar câmbios perturbadores em prol da busca de novas oportunidades. Combina a vontade e o desejo de criar valores econômicos e sociais comuns com o novo desenho empresarial, assim como desenvolver sistemas e medidas necessárias para concretizá-los.

O Empreendimento Social das Empresas representa uma troca fundamental que pode ser percebido como muito ameaçador e ser resistido, já que empurra as ações da empresa de uma maneira mais ampla e profunda para a área da criação de valor social, que é onde a experiência e as habilidades empresariais estão menos desenvolvidas.

(Ação RSE)
Agosto de 2009 - Fonte: ComunicaRSE.

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