Translate

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

ImportaRSE - Florianópolis


RSE en Espanha.

Espanha pouparia mais de um milhão de toneladas de CO2 ao ano trocando os eletrodomésticos antigos, segundo um estudo

MADRID, 18 Set. (EUROPA PRESS) -

Espanha poderia poupar mais de um milhão de toneladas de emissões de CO2 ao ano substituindo os eletrodomésticos de mais de dez anos, que demandam uma grande quantidade de energia, por outros mais modernos e eficientes energeticamente, segundo um estudo de Electrolux.

O trabalho foi realizado em 22 países europeus e destaca os efeitos benéficos para o meio ambiente que tem os eletrodomésticos eficientes, graças a seu menor consumo de água e eletricidade.

Segundo Electrolux, a economia anual em termos econômicos que alcançaria Espanha com esta medida seria de cerca de 175 milhões de euros, e em termos energéticos, de quase 1.400 milhões de kWh. Esta quantidade é equivalente ao gasto que se geraria se todos os imóveis da mostra deixassem ligada uma lâmpada de 60 w durante dois meses.

"Os eletrodomésticos atuais, com maior eficiência energética, utilizam uma parte muito pequena da energia que gastam os eletrodomésticos de mais de dez anos. A potencial poupança que se reflexa no estudo indica que a substituição de eletrodomésticos joga um papel fundamental no desenvolvimento sustentável", afirma o vice-presidente de Meio Ambiente de Electrolux, Henrik Sundström.

CENER e Miyabi ganharam um concurso nacional para desenvolver procedimentos de certificação energética de prédios

Os edifícios do país terão que contar com esta certificação, que será similar à dos eletrodomésticos, num prazo de seis anos

PAMPLONA, 18 Set. (EUROPA PRESS) -

O consorcio formado por CENER e Miyabi há resultado adjudicatário no concurso público convocado pelo Ministério de Indústria para desenvolver procedimentos de certificação energética de edifícios na Espanha.

Através deste procedimento se qualificará energeticamente os blocos de vivendas, oficinas e serviços já construídos no país, segundo informou hoje em roda de imprensa a diretora geral de Empresa do Governo de Navarra, Begoña Urien, quem destacou que esta medida "contribuirá a diminuir as emissões de CO2".

Urien, que compareceu junto ao diretor geral do CENER, Javier Armendáriz, e o diretor de Miyabi, Miguel Ángel Pascual, explicou que a este concurso público, convocado pelo Ministério de Indústria, através do IDEA, concorreu um total de 17 agrupações formadas por empresas, centros tecnológicos e universidades de Espanha.

A diretora geral da Empresa destacou o "impacto espetacular" que produzirão estes procedimentos de certificação energética que têm "uma grande transcendência social, econômica e ambiental por diferentes aspectos", já que, "incidirá nas medidas de uso eficientes da energia neste âmbito".

Em concreto, segundo expressou Urien, esta certificação energética será similar à que já existe para os eletrodomésticos, dividida em níveis, e entrará em vigor ao final de 2009 ou a princípios de 2010.

O procedimento, no que ainda estão trabalhando CENER e Miyabi, estará finalizado para dentro de seis meses. A partir da publicação no BOE da normativa que está ultimando o Governo central que obriga aos edifícios já existentes a contar com esta certificação, os imóveis terão um prazo de seis anos para realizar este procedimento, o que servirá, segundo o diretor do CENER, para "reduzir substancialmente o uso ineficiente e demolidor" da energia que se realiza em alguns edifícios.

Para a diretora de Empresa, a adjudicação a CENER e Miyabi dos procedimentos de certificação "reforça a posição de liderança de Navarra em matéria de energias renováveis e poupança", dois dos pilares "fundamentais" da "política energética do Executivo foral durante os últimos anos".

FERRAMENTA INFORMÁTICA

O diretor de Miyabi, Miguel Ángel Pascual, explicou que o procedimento de certificação se baseia numa ferramenta informática "prática, rápida e simples" que permitirá obter a qualificação energética do edifício e realizar um estudo das medidas de poupança energética mais eficiente em cada caso.

Graças a isto, os profissionais do setor poderão, de forma imediata, realizar um estudo das medidas mais eficientes sobre o edifício objeto para melhorar sua qualificação e diminuir suas emissões de CO2. Assim, a aplicação se volta uma guia dinâmica de recomendações concretas para o edifício em questão.


Nenhum comentário:

LA RECOMENDACIÓN DIARIA:

  LA RECOMENDACIÓN DIARIA gepetear , neologismo válido   El verbo  gepetear  es un neologismo válido que se emplea en ocasiones con el senti...