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quinta-feira, 24 de setembro de 2009

ImportaRSE - Florianópolis

RSE – AUDIÊNCIAS INTERESSADAS (AI)

Germán FernándezBogotá, Colombia

Faz poucos anos alguém fez visíveis a uma série de personagem que incidem no desenvolvimento dos negócios: os stakeholders, ou audiências interessadas (AI). Interessadas em que? No que faz sua empresa ou entidade. E não são só os clientes e fornecedores.

Surgiram demandas desde os mercados sobre condutas das operações empresariais e começaram um desfile de consultores, vários com experiência no papel e não na prática, batendo a porta e fazendo apresentações show sobre os modelos de gestão na RSE e a iminente necessidade de implementação.
Também chegaram as perguntas: que vai amarrado ao plano de negócios; que se está constituído no Balanced Score Card como iniciativa estratégica; que se tem stakeholders engagement (envolver às AI); que se estão prontos para fazer um relatório GRI (Global Reporting Initiative).
Os tempos quando a Responsabilidade Empresarial era pagar impostos e gerar trabalho, se esfumaram. A entrega impessoal de doações e sair na foto passaram a história. Hoje é um dever ser RSE. A empresa é um agente mais da sociedade, um cidadão corporativo que deve acompanhar ao bem estar de sua comunidade.
Agora, se a gestão a reverte como beneficio próprio é válido, porque ao fim e ao cabo, se é uma atividade seria de beneficio real, alguém terá uma melhor qualidade de vida ou bem estar. Mas esse não é o único caminho. O altruísmo per si é tão válido como o anterior, por uma razão também de negócios.

Se há uma sociedade sadia, que cresce num meio ambiente saudável, que tem possibilidades de subsistência justa, haverá um mercado no qual essa mesma empresa, que hoje têm práticas de RSE, poderá fazer seus negócios em cinco, dez ou 100 anos.
Estamos celebrando o 25°aniversario da palavra “sustentabilidade” como conceito associado ao meio ambiente, mas esta se refere a entender que o mundo de hoje nos é emprestado pelas futuras gerações.
Logo de administrar o desenvolvimento de todos os modelos de RSE durante mais de duas décadas, se pode dizer que a decisão sobre como aplicar um plano deste tipo, tem que ver com o compromisso sincero, mensurável e comunicável, que têm o empresário, dono e gestor com as comunidades e com as AI com as quais interatua.

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