Translate

terça-feira, 8 de setembro de 2009

ImportaRSE - Florianópolis


Crise faz retroceder 10 anos a América Latina

PANAMA / AFP – 04-09-2009

Reduzir a fome na América Latina aos níveis existentes antes do estalido da crise internacional demorará uns dez anos e será necessário fomentar a agricultura familiar e melhorar a produtividade agrícola, falaram expertos da ONU no Panamá.

“Não é nada descabelado pensar que tardaremos 10 anos para voltar aos níveis anteriores à crise, de pessoas que passam fome. A situação não é boa francamente”, diz Jaime Vallaure, Representante do Escritório da Subdireção Executiva do Programa Mundial de Alimentos (PMA).

Na América Latina e o Caribe há 53 milhões de fomentos (12.8% da população), oito milhões a mais que dois anos atrás, pese a que produzem 30% mais dos alimentos que necessitam, segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). Ademais, 10 milhões de crianças sofrem desnutrição crônica na América Latina.

A alça nos alimentos e a crise econômica internacional ocasionaram que América Latina volta, com esses 53 milhões, a níveis dos anos 90 e não se prevêem melhoras à curto prazo. “América Latina e Caribe tiveram uma sensível melhora nos primeiros anos do século XXI. Más todo o ganhado se perdeu nos últimos anos”, admitiu Deodoro Roca, coordenador para América Central da FAO.

O subdiretor do Programa Mundial de Alimentos (PMA), Jaime Vallaure, prognosticou hoje que será necessária uma década para que América Latina e Caribe voltem à situação alimentícia previa a crise econômica atual.

Na conferencia "Direito à Segurança Alimentícia”, Vallaure afirmou em Panamá que "o efeito mais claro é que uma parte da população que já havia saído da pobreza está retornando a ela pela falta de aceso aos alimentos e pela recessão nos ingressos", segundo informou a ONU.

Segundo a Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL), atualmente tem 53 milhões de pessoas famintas na América Latina e Caribe, o mesmo número que nos anos 90, frente aos 45 milhões que sofriam fome no período de 2003-2005.

Nenhum comentário:

LA RECOMENDACIÓN DIARIA:

  LA RECOMENDACIÓN DIARIA redimir   no es lo mismo que  canjear   El verbo  redimir  no equivale a  canjear  ni a  cambiar , por lo que no e...