Google+ Badge

Google+ Followers

Se você procura um serviço de tradução português-espanhol profissional e de máxima qualidade, podemos ajudar-lhe...

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

DEFINIÇÃO


RSE- Que é a Responsabilidade Social Empresarial?

capacitarse 26/08/2009 |

CapacitaRSE entende à Responsabilidade Social Empresarial como:

aquelas decisões que estão em condições de tomar uma organização com o objetivo de incidir em melhorias substanciais de seu desenvolvimento econômico, social e ambiental, empoderando(*) a seu público interno e estabelecendo um honesto canal de diáloga-escuta com o resto de seus públicos de interesse.

(*)-O termo empowerment significa a descentralização de poderes pelos vários níveis hierárquicos da organização, o que permite a criação de maior motivação nos trabalhadores.

Cada empresa, cada organização deve ser capaz de criar sua própria definição de RSE sobre a base de sua cultura organizacional e os valores que a governam em seu dia a dia.
É por isto que não acharão uma concepção unívoca sobre o que é e implica a Responsabilidade Social, ainda existam definições consensuadas por distintas entidades, das que compartimos algumas a seguir:

A Comissão Européia define a responsabilidade social das empresas (RSE) como

«a integração voluntária, por parte das empresas, das preocupações sociais e meio-ambientais em suas operações comerciais e suas relações com seus interlocutores (stakeholders)».

Stakeholders pode ser traduzido como Grupos de Interesse.

O Instituto Ethos, do Brasil, afirma que a RSE

«é a forma de gestão definida pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais se relaciona, e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as futuras gerações, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.»

Esta acepção é compartida pelo Instituto Argentino de Responsabilidade Social Empresarial -IARSE-).

Segundo Forética, de Espanha,

«a Responsabilidade Social das Organizações é o fenômeno voluntário pelo que busca conciliar o crescimento e a competitividade, integrando ao mesmo tempo o compromisso com o desenvolvimento social e a melhoria do meio-ambiente».

Para o consultor colombiano Bernardo Toro e o empresário argentino Federico Seineldin, “RSE é a capacidade duma empresa de compartir e participar na historia da Sociedade na que está inserida, celebrando em cada ação a Dignidade Humana e respondendo eticamente aos desafios de seu próprio devir”

Com certeza devem existir ainda mais intentos de definir a RSE.

Se procura um serviço de máxima qualidade e profissionalidade, podemos ajudar-lhe