Translate

segunda-feira, 26 de outubro de 2009


CARPE DIEM

Carpe Diem é uma frase em latim de um poema de Horácio, (63 a - 8 AC) e é popularmente traduzido para colha o dia ou aproveite o momento. É também utilizado como uma expressão para solicitar que se evite gastar o tempo com coisas inúteis ou como uma justificativa para o prazer imediato, sem medo do futuro.



A única opção

Se há algo que as pessoas com liderança pessoal sabem, é centrar suas energias, seus pensamentos e sua vida, nos espaços sobre os que elas têm controle.

Aprenderam que ocupar-se daquilo que não podem trocar, é tempo perdido. Aprenderam que o tempo ocupado naquilo que não depende em absoluto de mim, que o tempo que uso em culpar-me porque não foi bom o que fiz, é tempo perdido.

Que o tempo que passo pensando ou queixando-me do que outros fazem ou criticando a outros, é tempo perdido.

E embora isto seja sumamente importante e vejo todo o tempo como faz diferença na vida das pessoas levarem-lo ou não à prática, há algo mais básico, algo anterior quiçá sobre o que desejo falar hoje.

Foi –acredito que quiçá- meu primeiro aprendizado, meu primeiro passo neste caminho. Algo que a muitas pessoas lhes leva anos apreender e outras - pareceria - afortunadamente o têm incorporado naturalmente.

É o viver aqui e agora. E é essa a única opção à que me refiro.

Não há outro espaço de poder pessoal mais concreto e mais verdadeiro que hoje. Nenhum de nós sabe se amanhã vai estar neste mundo, podemos criar a partir dum excelente hoje as melhores possibilidades para que amanhã tenhamos de novo um presente feliz, e efetivo, mas não podemos - melhor falado, sim podemos mais não está bom - viver mal hoje pensando que amanhã vamos a remediar-lo. Volto a dizer-lo: nem sequer sabemos se amanhã vamos estar.

Às vezes não nos desculpamos porque teremos tempo para fazer-lo, não? Ou não compartilhamos suficiente tempo com nossos filhos, nossa namorada, nossa família, nossos amigos, pensando: um destes dias… quiçá seria bom re-pensar se esse “um destes dias” não seria bom que seja hoje.

É importante que demos esse primeiro passo e que o recordemos a nós mesmos quando o esquecemos. O único espaço de poder pessoal o tem aqui e agora, não está no que aconteceu ontem, embora aprender a ler-lo me permita aprender para um melhor hoje; nem está em amanhã. Está aqui, agora, neste preciso instante e neste mesmo lugar. Esse é meu espaço de poder pessoal. Apreender-lo me permite estar sempre aos 100 por cento.

Quando estamos no ontem e não agora, costumamos não estar em nenhum lado. Quando estou aqui falando com você em quanto estou para meu interior pensando no que vou fazer o fim de semana, no que estão fazendo as crianças em casa ou no que vou contestar em tanto você me fala, não estou 100 por cento em nenhum de todos esses lugares.

Aqui e agora é o momento de que comece a trocar, Aqui e agora é o momento de começar a ser a pessoa que quero ser, que comece a fazer algo para cumprir meus sonhos.

Ou sigo enxergando todo o tempo, nas palestras, nas conversações na vida cotidiana, nos treinamentos… acredito que é fundamental que o aprendamos ou o recordemos: necessitamos aprender a viver aqui e agora. É nossa única opção se queremos viver com efetividade.

Estando aos 100 por cento…

…é como posso dar o melhor de mim…

…é como posso fazer do melhor modo o que estou fazendo…

É a base. Isto mesmo que é à base de muitos programas de desenvolvimento pessoal ou de auto-ajuda, como os programas de doze passos, acredito que é a base mais essencial de aprender a efetividade.

Para que alcancemos o melhor futuro, necessitamos criar o melhor presente e acredito que só é possível se estou aqui completamente, estou ao cento por cento neste instante fazendo o melhor que posso comprometida totalmente com este momento.

Não estou esquecendo em modo algum minha visão e minha missão pessoal, nada mais longe de mim. É só que com o tempo aprendi que estou mais ao serviço de ambas, quando estou plenamente comprometida com a que considero minha única opção neste momento… estar aqui e agora, toda, nenhuma parte de mim está em outro lugar que no seja escrevendo-te estas palavras.

. Cristina, Cocrear Argentina

LA RECOMENDACIÓN DIARIA:

  LA RECOMENDACIÓN DIARIA el maratón  y  la maratón ,   formas adecuadas   La palabra  maratón  puede emplearse tanto en masculino  ( el mar...