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terça-feira, 5 de janeiro de 2010




Definições básicas para implantação duma estratégia de RSE
Em artigos anteriores, temos observado os conceitos chave duma estratégia de RSE. Aqui, alguns elementos para começar a implantação: o código de conduta, a eleição dos temas e stakeholders fundamentais, e a formulação duma política de RSE...

Segundo Francisco Carlos Decono – Professor Instituto Tecnológico de Buenos Aires. -

Em artigos anteriores em MATERIABIZ, temos apresentado a norma ISO 26000 e alguns conceitos fundamentais sobre a Responsabilidade Social em geral e a RSE em particular.

Assim, olhamos que a Responsabilidade Social Empresarial é um conceito segundo o qual as companhias, em forma voluntária, integram as preocupações sociais e meio-ambientais as suas operações correntes, interatuando ademais com as partes interessadas.

Agora bem, como se plasma todo isto em fatos concretos? Como se converte esta preocupação em ações?

Declarações de Orientação Organizacional

Para começar a materializar estas convicções, é necessário preparar alguns documentos que se enquadrem no que poderíamos chamar, em forma genérica, Declarações de Orientação Organizacional.

Estes documentos definem valores essenciais, regras de comportamento e comunicam publicamente compromissos assumidos pela organização.

Em sua confecção, devem participar todos aqueles que possuem autoridade para obrigar legalmente à organização. No caso duma empresa, a Diretoria e os acionistas.

Assim, o compromisso com os valores associados à Responsabilidade Social (e, muito especialmente, com aqueles aos que faz referência um de seus grandes Títulos Governança da Organização) já deveria se expressar nas declarações de missão, visão e valores.

Neste ponto, vale a pena dedicar especial atenção a um documento que poderíamos denominar "Código de Conduta", que estabelece as regras de comportamento que se espera respeitem todos os seus membros.

O Código de Conduta

Suponha que a organização já tem estabelecidos seus valores, suas regras de comportamento e tem difundido publicamente os compromissos que esta disposta a assumir.

Agora, requer de documentos e ações de gestão interna que assegurem que a atividade diária se desenvolve da forma em que foi manifestado. E uma das formas de fazer-lo é preparar um Código de Conduta.

Vejamos a continuação, alguns temas que poderiam desenvolver-se em dito código:

1) A conduta com outros empregados

2) O compromisso com os negócios limpos

3) A gestão responsável de produtos

4) O manejo confidencial da informação da organização

5) O uso do email e Internet de acordo a pautas da organização

6) A luta contra a corrupção

7) Certos lineamentos referidos às relações com o governo

8) Lineamentos de comportamento com a comunidade

9) Uso apropriado de bens da organização

10) Respeito de direitos de propriedade intelectual

Desta forma, o Código de Conduta faz referência aos Compromissos Públicos que a organização assume, assim como aos Valores e Regras de Comportamento aos que se propõe ajustar suas ações, assistindo a seus empregados na toma das decisões em seu trabalho cotidiano.



Política de Responsabilidade Social Empresarial

Em geral, as organizações que decidem implantar uma estratégia de RSE já tem elaborado documentos referidos aos temas antes mencionados: o estabelecimento dos valores, as regras de comportamento e o código de conduta de seus empregados.

Sem embargo, e independentemente de quais dos documentos anteriores se tenham publicado, é altamente recomendável que o primeiro passo da implantação seja a publicação dum documento específico de orientação que se denomina Política de RSE.

Uma das formas mais efetivas de relacionar a criação dum determinado valor sustentável com as atividades habituais da organização é através dos sistemas de gestão.

E, em têrmos gerais, a Política constitui “O documento básico” de qualquer sistema de gestão. Em efeito, este serve para definir uma série de pontos fundamentais:

A identificação das partes interessadas significativas:
Cada organização, em função de suas particularidades, tem distintas partes interessadas.

Para uma planta de manufatura, uma parte interessada chave é a comunidade que vive em suas cercanias.

Para um organismo governamental, isto pode incluir a organizações de empregadores, câmaras empresariais, sindicatos e ONGs.

Para uma empresa, as partes interessadas incluem tipicamente a clientes, fornecedores, acionistas, pessoal e empreiteiras.

O conceito chave o expressa à palavra: significativas.

As intenções e expectativas: É necessário explicitar as intenções e expectativas da organização sobre RSE.

Por um lado, não é realista pensar que todos os Temas Fundamentais de RSE possam ser desenvolvidos em forma simultânea por uma empresa. Assim, é necessário definir quais serão incorporados.

Por exemplo, uma empresa que recém começa a desenvolver temas de RSE provavelmente concentrará seus primeiros esforços em alguns dos Temas Fundamentais associados ao Engajamento da Comunidade e de Práticas Laborais.

Uma empresa que já tenha um caminho percorrido em algum dos Temas Fundamentais, tal vez poderia optar por implantar algum outro Tema que requeira uma organização mais madura e experimentada no manejo de RSE, como por exemplo, Meio Ambiente ou Práticas Operacionais Justas.

A esfera de influência:
Está definida pelo alcance institucional geográfico e/o funcional da RSE. Para isto, é necessário explicitar o nível de autoridade factível de ser exercido para os principais produtos, serviços, processos e atividades da organização.

Dentro de sua esfera de influência, uma organização pode escolher assumir um determinado grau de responsabilidade. Sem embargo, fora dela, não pode ser responsável frente às partes interessadas já que não possui autoridade para fazer-lo.

Em resumo, às horas de determinar a esfera de influência, é necessário ter em conta os limites institucionais, legais e geográficos da organização, e identificar o grau de controle que esta tem sobre os temas de RSE que lhe interessa desenvolver.

Por exemplo, o grau de controle duma empresa sobre seus fornecedores dependerá de sua capacidade de compra e de seu peso dentro do mercado.

Uma grande automotriz provavelmente terá um grau de controle muito importante sobre seus fornecedores. É dizer, sua esfera de influência os abarca.

Uma pequena empresa, que compra seus insumos num mercado atacadista, praticamente não tem nenhum controle sobre seus fornecedores. Assim, sua esfera de influência não os abarca.

Finalmente, o primeiro passo operativo para uma implantação duma estratégia de RSE é a redação e aprovação (pela mais alta autoridade) duma Política de Responsabilidade Social Empresarial.

Neste documento relativamente curto (tipicamente uma página) cada palavra tem um peso específico muito grande, pelo que deve ser cuidadosamente elegida e sopesada.

Logo, a partir da Política se definirão programas e linhas de ação concretas que deverão levar aos Temas Fundamentais elegidos para ser incorporados às práticas operacionais diárias da organização.

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