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quinta-feira, 1 de julho de 2010


Tendências da Função Compras –

A Influência da Evolução Tecnológica na Aquisição de Bens e Insumos

Cássio Cunha é Gerente Executivo da ABIH Nacional-Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e um dos idealizadores do EPCOS –HR Encontro de Profissionais de Compras e Suprimentos para Hotéis, Motéis, Restaurantes, Bares e Similares

A evolução tecnológica é um fenômeno reconhecido no mundo inteiro e gera influência em todas as atividades exercidas pelo homem. Do mais humilde colaborador ao Executivo do mais alto escalão, todos os profissionais estão a mercê dos resultados gerados pela invasão de equipamentos e sistemas modernos, que trazem em seu bojo propostas de facilidades, agilidade, precisão, apresentação, controle e outras variáveis, pelas quais as organizações buscam de forma incansável.
O Profissional de compras, outrora esquecido em um processo repetitivo de cotações por telefone e fax, hoje pode aperfeiçoar as suas atividades mediante o apoio da chamada “inteligência artificial”. As empresas de desenvolvimento de softwares descobriram esta demanda e investiram em sistemas destinados a esta operação. São sistemas capazes de conferir estoques, classificar itens a serem comprados, identificar a real necessidade da compra, avaliar fornecedores, controlar estoques, avaliar cotações, apurar preço de custo e até sugerir preço de venda.
Alguns conservadores preferem resistir à pressão do avanço tecnológico, e continuar suas operações confiando apenas na ponta do lápis, na velha calculadora e na própria memória. Estes profissionais, embora merecedores do respeito estão fadados ao obsoletismo, pois, as empresas que não evoluírem seus processos estarão abrindo um importante espaço que certamente será ocupado pela concorrência.
Os segmentos de hospitalidade e gastronomia detêm um extenso rol de itens que são comprados diariamente para o atendimento aos seus clientes e para suas funções administrativas. Alguns milhares de reais são investidos dia-a-dia sob a coordenação do responsável pelas compras. Nestes ramos de atividade, a responsabilidade de se comprar com qualidade e atingir os objetivos da organização no que diz respeito a menor custo e maior qualidade está diretamente ligada à tecnologia empregada no processo de aquisição, daí a necessidade de investimentos em tecnologia e capacitação profissional, nesta área de atuação.
A tendência é de que o setor de compras esteja cada vez melhor estruturado tecnologicamente, munido de equipamentos e sistemas modernos e avançados, que proporcionam ao profissional o acesso rápido à informações necessárias ao exercício de sua função. De posse de informações rápidas e precisas, concebidas à partir da tecnologia, o comprador terá condições de negociar com segurança, exigindo qualidade e preço condizentes com a real necessidade da empresa. Desta forma as empresas terão oportunidade de minimizar custos e oferecer qualidade aos seus clientes, e isso, para os segmentos de hospitalidade e gastronomia é fator preponderante para obtenção do sucesso.
Internet, centrais de compras on-line, softwares de gestão, notebooks, lap-tops, palm-tops, leitores de código de barra e celulares ultra modernos são apenas algumas das ferramentas disponibilizadas pelo mercado em favor dos profissionais compradores. Porém, nada disso terá utilidade se, na outra ponta, a empresa não dispuser de um profissional qualificado, que acompanha o avanço tecnológico e busca as informações necessárias para o seu próprio crescimento profissional e, principalmente, para contribuir com a performance da empresa, no que se refere a otimização de resultados, por meio da minimização de custos e garantia da qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos seus clientes.
O III EPCOS-HR Encontro de Profissionais de Compras e Suprimentos para Hotéis, Motéis, Restaurantes, Bares e Similares, terá o avanço tecnológico como tema central e pretende demonstrar por meio de palestras, debates e workshops a importância do fomento de instrumental tecnológico adequado ao perfeito exercício da função compras.
O avanço tecnológico pode ser o elo que falta na corrente que une a empresa ao seu CLIENTE.

Tendencias de la Función de Compras –
La Influencia de la Evolución Tecnológica en la Adquisición de Bienes e Insumos
La evolución tecnológica es un fenómeno reconocido en el mundo entero y genera influencia en todas las actividades ejercidas por el hombre. Desde el más humilde colaborador al Ejecutivo del más alto escalón, todos los profesionales están a merced de los resultados generados por la invasión de equipos y sistemas modernos, que traen en su seno propuestas de facilidades, agilidad, precisión, presentación, control y otras variables, por las cuales las organizaciones procuran en forma incansable.
El Profesional de compras, otrora olvidado en un proceso repetitivo de cotizaciones por teléfono y fax, hoy puede optimizar sus actividades mediante el apoyo de la llamada “inteligencia artificial”. Las empresas de desarrollo de softwares descubrieron esta demanda e invirtieron en sistemas destinados a esta operación. Son sistemas capaces de conferir stocks, clasificar ítems a ser comprados, identificar la real necesidad de compra, evaluar proveedores, controlar stocks, evaluar cotizaciones, analizar precio de costo y hasta sugerir precio de venta.
Algunos conservadores prefieren resistir la presión del avance tecnológico, y continuar sus operaciones confiando apenas en la punta del lápiz, en la vieja calculadora y en la propia memoria. Estos profesionales, no obstante merecedores de respeto, están destinados a ser obsoletos, pues, las empresas que no actualicen sus procesos estarán abriendo un importante espacio que ciertamente será ocupado por la competencia.
Los segmentos de hospitalidad y gastronomía poseen un extenso rol de ítems que son comprados diariamente para la atención de sus clientes y para sus funciones administrativas. Algunos millares de reales son invertidos diariamente bajo la coordinación del responsable por las compras. En estos ramos de actividad, la responsabilidad de comprar con calidad y cumplir los objetivos de la organización en lo que respecta a menor costo y mayor calidad está directamente ligada a la tecnología empleada en el proceso de adquisición, de allí la necesidad de inversiones en tecnología y capacitación profesional, en esta área de actuación.
La tendencia es que el sector de compras este cada vez mejor estructurado tecnológicamente, provisto de equipos y sistemas modernos y avanzados, que proporcionan al profesional el acceso rápido a las informaciones necesarias para el ejercicio de su función. Con acceso a informaciones rápidas y precisas, concebidas a partir de la tecnología, el comprador tendrá condiciones de negociar con seguridad, exigiendo calidad y precio acordes con la real necesidad de la empresa. De esta forma las empresas tendrán oportunidad de minimizar costos y ofrecer calidad a sus clientes, y esto, para los segmentos de hospitalidad y gastronomía es factor preponderante para la obtención del éxito.
Internet, centrales de compras on-line, software de gestión, notebooks, lap-tops, palm-tops, lectores de código de barras y celulares ultra modernos son apenas algunas de las herramientas disponibles actualmente en el mercado en favor de los profesionales compradores. Pero, nada de esto tendrá utilidad si, en la otra punta, la empresa no dispone de un profesional calificado, que acompaña al avance tecnológico y busca las informaciones necesarias para su propio crecimiento profesional y, principalmente, para contribuir con la performance de la empresa, en lo que se refiere a optimización de resultados, por medio de la minimización de costos y garantía de la calidad de los productos y servicios ofrecidos a sus clientes.
El avance tecnológico puede ser el eslabón que falta en la cadena que une a la empresa a su CLIENTE.

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