Translate

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

IE


O QUE TERIA GOSTADO DE APREENDER NO COLÉGIO
Autor: Guillermo Berriochoa







Em 1995, David Goleman com seu betseller mundial “Inteligência Emocional” (IE) convulsionou a comunidade científica criando um novo termo que nos permitiu conhecer os centros emocionais do cérebro e por de manifesto a coexistência de dois cérebros, um racional e outro emocional. Isto permitiu ter consciência do domínio dos sentimentos como a ira, o pranto o bem as paixões e as alegrias, ao mesmo tempo ajudando a explicar porque pessoas com um elevado coeficiente intelectual fracassavam em seus trabalhos e vice-versa.

Em definitivo, o termo “Inteligência Emocional” há transcendido para ficar se podendo definir como a capacidade para reconhecer sentimentos próprios e alheios e a habilidade para manejar-los.

Baseado no anterior, tem sido Cingapura o primeiro país no mundo em incluir a IE em seu sistema público de ensino. Aproveitando a neuroplasticidade do cérebro das crianças nos primeiros anos de sua vida infantil e adolescente tem criado matérias onde se lhes ensina a crianças e jovens que falar de sentimentos ajuda a controlar-los e a não ser irreflexivos como conduta própria destas idades. Apenas levam uns poucos anos trabalhando a IE de seus alunos, porém com um objetivo claro; conseguir que se sintam mais satisfeitos e eficazes em sua vida ademais de dominar os hábitos mentais que favoreçam sua própria produtividade.

As autoridades acadêmicas têm constatado que aquelas crianças que não podem por certa ordem em sua vida emocional livram batalhas interiores que sabotam sua capacidade para se concentrar no trabalho e pensar com clareza.

Todos têm de nossa época escolar um sem fim de lembranças que nos marcaram nossa personalidade e provavelmente nosso jeito de ver a vida. Voltando a vista atrás, a muitos nos custa entender como puderam ensinar-nos determinadas matérias que não nos aportaram nada e que nos custou aprovar-las sendo a aquisição de seus conhecimentos complemente inúteis para nossa vida atual. Se tivessem trocado algumas matérias pelo aprendizado de determinados comportamentos emocionais nossas vidas seriam provavelmente mais plenas.

Se pudera recomendar o aprendizado e desenvolvimento de 5 habilidades emocionais que considero básicas para desenvolver uma vida mais completa; destacaria as seguintes:

1) Consciência de si mesmo: isto implica observar-se a si mesmo e reconhecer seus próprios sentimentos, conhecer as relações existentes entre os pensamentos, os sentimentos e as reações. Se for sensível ao aprendizado sincero da experiência, aos novos pontos de vista e ao conhecimento de nossos pontos fortes e debilidades.

2) Empatia: compreender os sentimentos e as preocupações dos demais e assumir sua perspectiva. Significa se dar conta das diferentes formas em que a gente sente as coisas para poder ajudar-lhes.

3) Confiança em si mesmo: onde se lhes transmita uma sensação muito clara de seus valores e capacidades. Que lhes permita expressar pontos de vista impopulares e que lhes permita serem empreendedores sendo capazes de assumir decisões importantes apesar das incertezas e as pressões. Para mim esta é a mais importante.

4) Otimismo: estas pessoas insistem em conseguir seus objetivos apesar dos obstáculos e contratempos que se apresentam. Operam desde a expectativa do sucesso em vez que da do fracasso e consideram que os contratempos se devem mais às circunstancias controláveis que as falhas pessoais.

5) Habilidades sociais: para estabelecer vínculos e se relacionar naturalmente com seus companheiros. Criam-se relações mutuamente proveitosas criando e consolidando amizade pessoal com as pessoas de seu entorno e desfrutando da companhia dos outros na diversidade.

Estou seguro que se poderiam incluir e intercambiar outras habilidades, porém o aprendizado e desenvolvimento das anteriormente comentadas muito provavelmente consigam pessoas que no desenvolvimento de seu trabalho profissional desfrutem com o que façam entregue o melhor de si mesmos, sejam produtivos e sobre tudo tenham um autocontrole de suas emoções que possibilite por suas melhores capacidades ao serviço da equipe de trabalho e de sua empresa.

guillermo.berriochoa@gmail.com

Nenhum comentário:

LA RECOMENDACIÓN DIARIA:

  LA RECOMENDACIÓN DIARIA un acontecimiento  sucede , no  se sucede   Para expresar que un acontecimiento ocurre, lo adecuado es emplear  su...