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terça-feira, 5 de junho de 2012

EXPORTAÇÃO



Internacionalizar um produto não é fácil.

Os 7 erros mais comuns que se cometem ao exportar um produto

Começar a exportar produtos pode ser algo desafiante no sentido de que estás lidando com diferenças culturais. Por tanto é imperativo que te assegures de evitar alguns dos erros mais comuns que os exportadores cometem quando se dedicam ao comercio internacional.

Estes 7 erros costumeiros estão pensados para te ajudar a evitá-los quando prepares teus produtos para os mercados estrangeiros.

1. Analisa o nome de teu produto.
É fácil de pronunciar no idioma do país ao que te enfocas? Deverias traduzi-lo? Ainda mais importante, Existe alguma associação negativa ao nome de teu produto?
Em alguns países, os produtos brasileiros são muito procurados, assim quiçá apeteças manter o nome de teu produto. Em outros países, pode que seja melhor adaptar o nome de teu produto a um nome local.

2. Pensa nas cores da embalagem.
As cores significam coisas distintas em mercados distintos. Assegura-te de que a embalagem de teu produto não está exposta a uma associação negativa, como o azar. Embora isto não seja um fator importante em alguns países, em outros pode ser a diferencia entre a aceitação ou a rejeição de teu produto.

3. Avalia o desenho da embalagem e o etiquetado.
Ademais das cores, o resto da embalagem e o etiquetado também são importantes. Considera estes fatores quando avalias a competência de teu produto para o mercado objetivo.
Está no idioma adequado? Alguns países exigem embalagem bilíngue. É fácil de ler? Está claro o propósito de teu produto? Pode que queiras incluir fotografias de teu produto sendo utilizado, só para estar certo. Apresenta-se bem? Esta empacotada como algo que goste a teus clientes ou parece estrangeiro e fora de lugar?

4. O tamanho correto do produto.
Nos EUA o Big Mac de McDonald´s é conhecido por ser grande. Os americanos gostam de sua comida em tamanho gigante. No Japão, acontece o contrario, é consideravelmente menor.
Assegura-te de que teu próprio produto venha no tamanho adequado e na quantidade apropriada para teu mercado objetivo. Nos países emergentes, as unidades menores podem parecer mais atraentes para as pessoas com problemas de dinheiro. Nas economias maduras, pode que teus clientes queiram comprar em grandes quantidades.

5. Unidades de medida corretas.
Assegura-te de que a embalagem inclua as unidades de medida corretas de acordo ao padrão local. Se teus clientes estão tomando suas decisões baseando-se no valor e não podem determinar quanto de teu produto estão comprando, pode que decidam comprar o produto de tua concorrência.

6. Considera as embalagens.
Também considera o tipo de embalagem. Em algum momento, teu produto pode ter que viajar uma longa distancia pelo que quiçá demande uma embalagem mais resistente. Em outros países, o peso pode ser mais importante, o que te obrigaria a escolher um material mais leve para embalar.

7. Componentes elétricos.
Se teu produto possui componentes elétricos, assegura-te de que funcionam na voltagem correta do país alvo. Teus clientes não desejam nem necessitam comprar um transformador elétrico para usar teu produto. Pesquisa e assegura-te de que teu produto funciona em sua rede elétrica.

Um pouco de pesquisa do mercado para onde vai exportar pode fazer a diferença entre um sucesso colossal ou um fracasso estrepitoso. Investiga e facilita a teus clientes o uso e aceitação de teu produto.

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