Translate

sexta-feira, 10 de julho de 2009


O QUE É A LIDERANÇA SERVIÇAL?

DEFINIÇÃO:

A liderança serviçal é uma filosofia altruista que apoia as pessoas, que escolhe primeiro servir, e após, pasar a ser lider como uma maneira de amplar seu serviço aos indivíduos e as instituções.

Os líderes serventes podem, ou não, ocupar ou ter posições de liderança formal. A liderança serviçal anima a colaboração, a confiança, a previsão, a predisposição à ouvir, o uso ético do poder e o emponderamento.

Em 1970, o executivo de AT&T Robert K. Greenleaf (1904-1990) introdusiu o termo num curto ensaio titulado “ O Servente como Líder”. Neste ensaio, Greenleaf descreve algumas das atividades e características dos líderes serventes:

“O lider servente é primeiro um servidor. Começa com o sentimento natural de que ele deseja servir, servir primeiro que nada.

Então a opção conciente o leva a aspirar a ser o que lidera. Ele ou ela, é dramaticamente diferente da pessoa que pretende primeiro ser lider. Quem pretende primeiro ser lider quiçá o deseje por sua urgente necessidade de alcançar uma posição inusual de poder ou para poder adquirir posesões materiais. Para tais pessoas a opção de servir será a última – depois que se estabeleça na direção. O “primeiro líder” ou o “ primeiro servidor” são dois tipos extremos. Entre eles há matizes e misturas que são parte da infinita variedade da natureza humana.

A diferença se manifesta no cuidado empregado primeiro para assegurar-se de que se está servindo, outra as necessidades da prioridade mais alta das pessoas. A melhor prova, e a mais difícil de administrar, é: fazer que aqueles que são servidos cresçam como pessoas; em tanto estão sendo atendidas, estas pessoas, chegam a ser mais sadias, mais sábias, mais livres, mais autônomas, e se promove que eles mesmos se transformem eles mesmos em pessoas mais propensas a ser serviçais?

E, qual é o efeito sobre os menos privilegiados da sociedade? Beneficiam-se eles? Ou pelo menos não serão mais profundamente prejudicados?

Origem da Liderança Serviçal

Na cultura oriental, Chanakya ou Kautilya, um pensador estratégico da antiga Índia, escreveu em seu livro do século IV, Arthashastra: “O Rei, (líder) deverá considerar como bom, não o que o satisfaz, senão mais bem o que satisfaz a seus súbditos (seguidores)”

Na cultura ocidental, o conceito de liderança serviçal se pode remontar a Jesus,

Quem ensinou a seus discípulos: “Sabeis que os que são tidos por governantes das nações se ensoberbam e suas altas autoridades exercem potestade sobre elas. Porém não será assim entre vocês, será primeiro nosso servidor. E o qual de vocês queira ser o primeiro, deverá ser servo de todos. Porque o filho de Deus não veio para ser servido, senão para servir, e para dar sua vida em resgate de muitos” Marcos 10.42-45

CARACTERISTICAS DOS LIDERES SERVENTES

Um líder serviçal tem dez características (Greenleaf, R.K., 2003)

1. - Ouve. O líder tem um compromisso profundo de escutar atentamente aos outros, escutar também abrange obter contato com seu eu e sua voz interna e tentar entender o que se esta comunicando com seu corpo e mente. Ouvir, junto a períodos regulares de reflexão, é essencial para o crescimento do líder servente.

2. -Empatia. O líder servente se esforça por entender e gerar empatia com os demais. As pessoas necessitam ser aceitas e reconhecidas como espíritos especiais e únicos.

3. - Curador. O aprender a curar é uma força poderosa para a transformação e a integração. Uma das grandes fortalezas da liderança serviçal é o potencial para curativo dele mesmo e os demais.

4. - Toma de Consciência. O conhecimento geral e especialmente a autoconsciência, consolida ao líder servente.

5. - Persuasão. Um líder serviçal confia na persuasão, mais que em usar sua autoridade posicional.

6. - Conceitualização. Os líderes serviçais tentam consolidar suas capacidades de “sonhar grandes sonhos”. A capacidade de enxergar um problema (ou uma organização) desde uma perspectiva de conceitualização significa que um deve pensar mais além das realidades cotidianas.

7. - Previsão. A capacidade de entender as lições a partir do passado, às realidades do presente, e às conseqüências prováveis de uma decisão para o futuro.

8. - Administração. Administrar algo dado em confiança por outra pessoa.

9. - Compromisso com o crescimento da gente. O líder servente está profundamente compromissado com o crescimento de cada individuo dentro da instituição.

10. - Construção de uma comunidade. Entre aqueles que trabalham dentro de uma instituição determinada.

FORTALEZAS DA FILOSOFIA DA LIDERANZA SERVIÇAL - BENEFICIOS

A liderança serviçal é uma aproximação de transformação de longo prazo para a vida e o trabalho – é essencialmente, uma maneira de ser – que tem o potencial de criar uma troca positiva dentro da sociedade.

A liderança serviçal se compara a miúdo com a aproximação transformacional da liderança, a qual também acentua a colaboração. Não obstante ambas os líderes demonstrem preocupação por seus seguidores, o foco dos líderes serventes está no serviço dos seus seguidores. Os líderes transformacionais tem uma maior preocupação por conseguir que seus seguidores sigam enganchados e apoiando os objetivos da organização. O grau ao qual o líder pode trocar o foco de sua liderança, da organização para seu servidor, é o fator que distingue a determinação de si, se trata de um líder transformador ou um líder servente.

LIMITAÇÕES DO CONCEITO DA LIDERANÇA SERVIÇAL –

DESVANTAGEM

Não é uma aproximação de rápida implementação. Nem é algo que se possa inculcar rapidamente dentro de uma organização.

• Pode ser percebido por alguns como uma liderança light (suave).

Ouvir e procurar demasiada empatia com os demais pode conduzir à indecisão.

Nenhum comentário:

LA RECOMENDACIÓN DIARIA:

  LA RECOMENDACIÓN DIARIA redimir   no es lo mismo que  canjear   El verbo  redimir  no equivale a  canjear  ni a  cambiar , por lo que no e...