Translate

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

O DESAFIO

“Cada un de nós acredita que é um só, mais é uma presunção falsa. Somos tantos quantos são as potencialidades do ser que temos em nós. Conhecemos somente uma parte de nós e, com certeza a menos significativa”
Luigi Pirandello.

Quando te formas como coach, começas a descobrir e valorizar uma série de princípios, como são autenticidade, humildade, respeito, leveza, serenidade, ambição, curiosidade, desenvolvimento, etc. que além de tratar de que sejam descobertos pelas pessoas a que faz coaching, fazem a você se sentir melhor e trabalhar rumo a uma reconstrução pessoal.

Para que possamos cumprir bem essas regras, temos que ser muito melhores, temos que ser verdadeiros filósofos, que amam e buscam a mesma sabedoria que pretendem transmitir aos demais.
Devemos ser, em alguma medida, aquilo que sonhamos para nosso coachee. E também devemos ser jovens para sonhar junto com eles. Temos que estar próximos, mais um nível acima, a fim de que possamos ajudá-los a se elevar.

“O filosofo é eternamente jovem e admirável. Ele tem a autoridade que lhe confere a humildade de estar sempre disposto a crescer, a dar e a aprender”.
Por isso sabe, e por isso sabe ensinar.”
Natalia Goulart Ramón.

O câmbio.

O CAMBIO.- (Extraído de RefleAccionar publicação de CoCrear – Argentina)


Reflexões para a ação.-

“O câmbio em si mesmo,é a verdadeira base de nossa continuidade como pessoas. Só o que pode cambiar pode continuar” James Carse.-

O câmbio é o único constante na vida. Resistir ao câmbio é resistir se à vida. Simplesmente não funciona.
Porém, não todos os câmbios são desejáveis, não nos dá o mesmo um câmbio que outro. E é aí onde podemos intervir com nosso poder de decisão , ação e liderança, conduzindo o câmbio para orienta-lhes no rumo que nos importa. Isto pode ser uma tarefa às vezes simples, as vezes complexa; e outras diretamente impossível, já que muitos dos câmbios que podem importar-nos se encontram fora de nossa área de influência. E é bom reconhecer que não somos seres onipotentes.
Existem câmbios que sendo simples ou complicados são sempre possíveis, são os que têm a ver com nosso próprio câmbio. Alguns deles podemos atingir a través de um cambio de aciones , ou de hábitos. Para outros necessitamos de um processo de aprendizado transformacional. E neste processo de aprendizado onde, através do coaching ontológico, atingimos novas maneiras de ser, de sentir e de fazer. Para isso aplicamos o método socrático através de perguntas, como: Que câmbio deseja que aconteça na sua vida?
Que resultados te importam? Neste ano que vai começar...... O que está você disposto a fazer para que isso aconteça? Quem esta disposta a ser? Poderias pedir ajuda? A quem?
Que deverias apreender a gerar?
Hoje, nos cambiamos. Para renovarmos, para conservar nossa integridade, explorar novos caminhos e, sobre tudo, para oferecer lhe um melhor serviço

Pablo Buol.
Buenos Aires.

Pensamentos

“O câmbio e inevitável, o crescimento e intencional”. – Glenda Cloud.

“Em tempos de câmbio, aqueles dispostos a apreender herdarão a terra, enquanto os que acreditam que já sabem tudo se encontraram perfeitamente equipados para enfrentar um mundo que deixou de existir”- Eric Höffer.-


TODO CAMBIA

Cambia o superficial
Cambia também o profundo
Cambia o modo de pensar
Cambia tudo neste mundo.

Cambia o clima com os anos
Cambia o pastor seu rebanho
E assim como tudo cambia
Que eu cambie não é estranho.

Cambia.....

Julio Numhauser.


Grande parte dos problemas da efetividade e sofrimento que enfrentamos no mundo atual (das organizações e da vida pessoal) esta relacionada com incompetências que apresentamos na forma de conversar e relacionarmos com os outros. Por exemplo, è possível encontrar equipes de trabalho altamente competentes no técnico que sem embargo apresentam problemas de confiança que fazem impossível a coordenação de ações, problemas de ressentimentos que geram culturas de fofocas ou problemas de resignação que fazem impossíveis aproveitar as oportunidades que oferece o futuro.
No plano pessoal muitas pessoas sofrem pela sua incapacidade de ser ouvidos, pela sua dificuldade para reclamar ou a sua dificuldade de reconhecer o trabalho dos outros.
Junto ao anterior, o câmbio permanente que se vive nas organizações há transformado a capacidade de aprendizado, numa habilidade fundamental para a inovação e adaptação delas, a capacidade de apreender é hoje a competência que nos permite enfrentar com êxito a ameaça de obsolescência a que nos submete o câmbio.
O Coaching Ontológico è uma disciplina que nasce como um intento de fazermos cargo dos paradoxos que temos nas organizações atuais. Alta efetividade junto a altas doses de sofrimento; especialização técnica junto a um entorno de trabalho tomado pela desconfiança; altas possibilidades tecnológicas e de recursos para enfrentar o futuro junto à resignação.

A educação racionalista que dominou o ocidente nos últimos séculos nos convenceu que bastava a compreensão racional dos assuntos para lograr o câmbio. Hoje sabemos que não é suficiente à mera declaração de que queremos cambiar para que entremos em ação, e mais, nossas grandes incompetências para gerar câmbios estão no plano da inteligência emocional e corporal. Gerar compromisso nas equipes de trabalho, entusiasmo pelo futuro, capacidade de reagir ante as permanentes emergências e crises que se apresentam nas organizações requer habilidades de inteligência emocional e corporal que o management tradicional não há desenvolvido.
Ter boas explicações de porque acontecem as coisas não nos assegura que possamos despregar ações para fazermos cargo delas.

LA RECOMENDACIÓN DIARIA:

  LA RECOMENDACIÓN DIARIA el maratón  y  la maratón ,   formas adecuadas   La palabra  maratón  puede emplearse tanto en masculino  ( el mar...