OS SETE HÁBITOS DE COVEY
O Modelo dos Sete Hábitos do guru Stephen Covey da gestão da liderança é uma teoria que é aplicável a nossa vida pessoal, social e laboral.
Sem embargo o marco dos Sete Hábitos é aplicável para líderes e gerentes. Segundo Covey, nossos paradigmas afetam a forma como interatuamos com os demais, o qual, como resposta, afeta como os outros atuam conosco. Por tanto Covey afirma que qualquer programa do esforço pessoal deve começar de “dentro para fora”, uma forma de aproximação que exige que observemos aos nossos problemas como estando fora do cenário, na platéia.
Devemos começar examinando nosso próprio caráter, paradigmas e motivos.
Os sete hábitos de Covey.
1• Seja proativo. Esta é a capacidade de controlar seu entorno, mais bem que ao contrário, que é habitualmente o caso. Os gerentes necessitam controlar seu próprio entorno, usando a autodeterminação e a capacidade de responder a diferentes circunstâncias.
2• Comece com o resultado final na mente. Isto significa que o gerente deve poder ver o resultado desejado e concentrar-se nas atividades que permitiram alcançar esse resultado.
3• Coloque o primeiro em primeiro lugar. Um gerente deve saber administrar-se a si mesmo. Pessoalmente. E os gerentes devem programar atividades que apontem a alcançar o segundo hábito. Covey diz que o segundo hábito é o primeiro, a criação mental; o hábito 3 é o segundo, a criação física.
4• Pense em alternativas ganhar-ganhar. Este é o aspecto mais importante da direção interpessoal, porque a maioria dos logros se baseia em esforços compartilhados. Por tanto, a meta tem que ser um tipo de solução ganhar – ganhar para todos.
5• Procure primeiro entender e logo ser entendido. Desenvolvendo e mantendo relações positivas através de uma boa comunicação, faz que os demais entendam ao gerente, e assim, ele pode a sua vez entender a seus colaboradores.
6• Gere Sinergias. Esse é o hábito da cooperação criativa: o princípio no qual a colaboração para lograr um propósito a miúdo logra muito mais do que se propunham lograr os indivíduos se tivessem trabalhado independentemente.
7• Afiar o machado. Devemos aprender de nossas experiências anteriores. E devemos animar aos outros para que façam o mesmo. Covey vê o desenvolvimento como um dos aspetos mais importantes para poder fazer frente aos desafios, e para aspirar a níveis mais elevados de desempenho.
Em seu livro editado em 2004: “O 8vo. Hábito: From Effectiveness to Greatness” (Da Eficacia à Grandeza), Covey introduz um oitavo hábito adicional:
8• Encontre sua própria voz e faça que sua voz inspire a outros para que encontrem a sua. Alentar para atingir a “grandeza”, significa atuar com integridade como pessoa e ajudar a outros para que façam o mesmo.
Grandeza pessoal: Aplicação dos 7 hábitos nas formas de visão, disciplina, paixão e consciência.
Grandeza na Liderança: os 4 papeis da liderança,
•Encontrar a trajetória, criando o modelo.
•Alinhamento, criar um sistema de trabalho tecnicamente impecável.
•Emponderamento*, liberar o talento, a energia e a contribuição às pessoas.
• Dar o exemplo, para construir confiança nos outros é o coração da liderança eficaz.
Grandeza Organizacional: Isto é grandeza convertida numa visão, uma missão e uns valores. Isto traz claridade, compromisso, difusão, sinergia e permite a confiabilidade.
(*)O que é empoderamento (Empowerment) |
Doutor em Sociologia Empoderamento significa em geral a ação coletiva desenvolvida pelos indivíduos quando participam de espaços privilegiados de decisões, de consciência social dos direitos sociais. Essa consciência ultrapassa a tomada de iniciativa individual de conhecimento e superação de uma situação particular (realidade) em que se encontra, até atingir a compreensão de teias complexas de relações sociais que informam contextos econômicos e políticos mais abrangentes. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário