Cambiar os Hábitos
Tu és o que teu mais profundo e vigoroso desejo é. Como é teu desejo, é tua vontade. Como é tua vontade, são teus atos, como são teus atos, é teu destino.
Brihadaranyaka Upanishad .
Alguns pontos que aprendi a respeito de cambiar os hábitos.
É importante mantermos motivados e direcionados para esse cambio que queremos lograr.
Cambiar os hábitos não é fácil, há muito em jogo detrás disso. Pelo que é importante que favoreçamos o cambio desde distintos espaços, aqui te proponho alguns:
Desde a reflexão: cambiando nossos modelos mentais, lendo mais,
escutando conferencias, etc.- sobre o tema que nos interessa cambiar.
Ler sobre o tema nos permite descobrir um mundo novo.
Ver o que hoje permanecem ocultos aos nossos olhos.
Desde o planejamento: Ter um plano de cambio adaptado a nós.
A receita do outro está muito boa para o outro, mas não sempre é o melhor para mim, ou não me sinto tão à vontade com isso.
Então busco e crio um plano adaptado a mim, há meus tempos, possibilidades, necessidades, etc. Um plano que tenha em conta também em que não me foi bem em intentos anteriores para poder superar essas dificuldades.
Desde a decisão: Não baixar os braços. Como diz um mestre meu, “Ser inflexível com as metas e flexível com os métodos” disso se trata. De fazer os câmbios que necessite fazer para viabilizar meu plano. Um plano que me permita lograr minha troca de hábitos.
Desde o acompanhamento sustido: quando quero modificar algo, escrevo.
Este é um dos pontos mais importantes: cada noite dedica uns minutos a escrever sobre isso. Se estiver trabalhando para lograr minha liberdade financeira, reviso cada dia o que fiz, os gastos que tive o que poderia haver feito diferente, então daí saco novos aprendizados para os dias por vir. Cada semana levo um balanço que me permita medir e visualizar meus avanços.
Se o que estou trabalhando é uma troca de hábitos sobre outros temas, me tomo esses mesmos minutos e num caderno escrevo sobre esse dia Como foi em meu cambio? Que progresso fiz? Como me senti e me sinto? Que fiz e houvesse escolhido não fazer? De que modo o posso prever a próxima vez?
É infinitamente importante este espaço, ele nos mantém na senda, nos faz conscientes de nossos logros e crescimentos e nos permite refletir sobre os tropeços e evitar-los no futuro.
Desde suster-nos motivados: permite-nos transitar o cambio com alegria. Que queres lograr com este cambio? A que te permitirá aceder este cambio? É necessário que busques tua própria forma de motivar-te que te ajude a suster o caminho para o logro desse cambio mais além das circunstancias e as caídas temporais.
Desde manter a direção e o enfoque: no possível é importante manter o objetivo presente, já seja pondo placas em lugar visível, uma foto de alguém que nos serve como modelo ou qualquer outra forma de manter-te centrado no logro. O importante é lembrar o que quero lograr.
O caminho é a meta…
A FELICIDADE NÃO É UM LUGAR À QUE SE CHEGA, SENÃO UMA MANEIRA DE VIAJAR.
M. RUNBECK
"Que o caminho te saia ao encontro. Que o vento te sopre sempre de costas
Que o sol cálido brilhe sobre teu rosto, Que a chuva descenda mansa sobre teus campos, e até que voltemos a encontrar-nos
Que Deus te sustenha suavemente na palma de sua mão”
Antiga benção celta.
Cristina Perrucci.
Cocrear Argentina. Agosto 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário