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segunda-feira, 17 de agosto de 2009


Estratégias de responsabilidade social universitária
Ago 16, 2009

Autor: Piedad Rojas- Colômbia.

- “A Responsabilidade Social não se ensina; é um aprendizado”.

Esta foi a conclusão mais importante, em meu conceito, do Foro de Responsabilidade

Social das Instituições de Educação Superior que se realizou em Bogotá, organizado pelo

Ministério de Educação Nacional de Colômbia.

Convida-se, a não seguir falando de responsabilidade social senão desde a responsabilidade

social em contextos significativos de aprendizado. Isto implica, que as Instituições de

Educação Superior –IES- assumam seu rol principal na criação duma cultura de

RS na sociedade, na primeira pessoa, é dizer desde seu exemplo ensinar a sua

comunidade universitária. Para o qual, devem desenvolver estratégias que façam que

no campus universitário se respire a responsabilidade social. Ademais dum atuar

responsável como organização com seus distintos grupos de interesse, se lhes pede que

a RS esteja imbricada em seus pilares substantivos: formação, investigação e extensão

ou projeção social.

Requeremos de novos líderes comprometidos com os desafios que em sustentabilidade se demandam (entre outros, Pacto Global e Objetivo do Milênio), com a transformação social

do seu entorno e aí, as IES são atores chaves.

Recomendam-se estratégias conducentes:

· aprendizado em torno a competências e capacidades que acercam

às realidades com respostas significativas do entorno

· metodologias de ensino que buscam a compreensão de

valores através de problemas e dilemas éticos

· promoção do voluntariado universitário de docentes e estudantes

· investigação pertinente com o desenvolvimento do lugar

onde operam

· participação em projetos cidadãos responsáveis articulados

com o setor público e privado.

Estes desafios só serão possíveis na medida em que se troquem os paradigmas dos

docentes, que são os que terão que liderar o câmbio de mentalidade. E o câmbio, deve começar neles. Para isso as IES devem re-avaliar seu esquema de incentivos para escalão docente e produção científica com critérios que visem à linha de valores éticos e de sustentabilidade.

sábado 15 de agosto de 2009

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