Autores: Jordi Morrós Ribera e Isabel Vidal Martinez
FC Editorial - 2009
“Seja útil, seja humilde e compartilhe”.
Chris Brogan
“A expressão de Responsabilidade Social Corporativa surge nos anos cinqüenta e sessenta do século XX nos Estados Unidos. No âmbito geográfico da União Européia se desenvolveu a partir da década dos noventa. Se está, por conseguinte, frente a um tema relativamente jovem no que faz referencia à expressão Responsabilidade Social Corporativa, que comporta um novo concepto de empresa afastado do conceito neoclássico de caixa fechada que atua num mercado de competência perfeita.”
As organizações tanto de âmbito público como privado e seus diretivos cada dia temos que ser mais conscientes de que nossos resultados finais podem ver-se afetados pelas boas ou más práticas ao longo da cadeia de produção.
Ao longo do livro os autores nos apresentam exemplos tales como: Grupo Eroski, José García Carrión, Mercadona, Inditex, etc.… Não obstante possa parecer que a RSC é só coisa das grandes empresas, essa afirmação é um grave erro. A RSC, afeta a todos os grupos de interesse.
Também na parte final nos descrevem as normas:
SA8000. Esta norma é utilizada pelas organizações intensivas em mão de obra e que subcontratam a empresas que operam em países em vias de desenvolvimento e com uma legislação mais leve que a que existe, por exemplo, em Espanha.
AccountAbility AA1000. Está focada ao progresso na rendição de contas (AccountAbility) e em estabelecer uma efetiva implicação com seus grupos de interesse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário