Translate

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

ImportaRSE - Florianópolis

Novo paradigma empresarial. RSE.
Estamos imersos na chamada Sociedade do Conhecimento. Os câmbios sociais, econômicos, técnicos…, estão pondo sobre a mesa a necessidade dum novo paradigma organizacional centrado na responsabilidade, na ética empresarial, em outra maneira de ser e fazer empresa…O paradigma tradicional de gestão e organização de empresas se está vendo ante graves dificuldades para sobreviver nestes tempos de câmbios constantes e de crise econômica derivada por um paradigma imoral de fazer negócios e por uma falta de responsabilidade.
A Responsabilidade Social da Empresa (RSE) é um conceito que se pode posicionar dentro dum novo paradigma não só de fazer negócios, senão de ser empresa. A Responsabilidade Social incide no papel e na importância das organizações para a construção da sociedade e para o desenvolvimento das pessoas. Em 2001 a União Européia publicou um documento, popularmente chamado Livro Verde da Responsabilidade Social, e que têm por título "Fomentar um marco europeu para a responsabilidade social das empresas". Nesse texto se entende a RSE "como a integração voluntária, por parte das empresas, das preocupações sociais e meio-ambientais em suas operações comerciais e suas relações com seus interlocutores." (União Européia, 2001)
É desejável o compromisso das empresas na comunidade, pela influencia que tem, e assim como no devem ser penalizadas aquelas que não se comprometam sim que devem ser premiadas aquelas que o façam. Com o tempo, cada vez mais, a Responsabilidade Social Empresarial vai ser uma fonte de vantagem competitiva.
O dito até agora, fala de Responsabilidade Social, como um aspecto mais da gerencia, tratando-lha como um recurso, convertendo-lho num objeto. Sem embargo, quando aqui se fala de empresas socialmente responsáveis, queremos falar da RSE como um valor, como algo que defina a organização e se integre em seus processos de decisão, em sua estratégia, em sua cultura empresarial… refletindo assim uma maneira de ser empresa e não simplesmente de fazer negócio.
Francisco Álvaro

Nenhum comentário:

LA RECOMENDACIÓN DIARIA:

  LA RECOMENDACIÓN DIARIA redimir   no es lo mismo que  canjear   El verbo  redimir  no equivale a  canjear  ni a  cambiar , por lo que no e...