Nanotecnologia e Agricultura
A pesar do que o temor aos possíveis efeitos adversos sobre a saúde e o meio-ambiente está presente nas noticias sobre nanotecnologia, cientistas de Arkansas têm informado de que os nano tubos de carbono (CNT) poderiam ser benéficos para a agricultura. Seu estudo, cuja publicação está prevista no exemplar de outubro da revista mensal ACS Nano, descobriu que as sementes de tomate expostas aos nano tubos de carbono germinavam mais rápidas e davam lugar a plantas maiores e resistentes que outras sementes. Os investigadores sugerem que este efeito potenciado do crescimento poderia ser um boom na produção de biomassa para bio- combustíveis de origem vegetal e outros produtos agrícolas.
Mariya Khodakovskaya, Alexandru Biris, e outros colegas assinalam que se estão realizando importantes investigações sobre o uso das nano partículas na agricultura. Os objetivos da "nano agricultura" incluem melhorar a produtividade das plantas destinadas a alimentos, combustíveis, etc.
O informe dos cientistas é a primeira prova de que os CNT penetram através da capa externa das sementes e têm efeitos benéficos sobre elas. As sementes expostas aos nano tubos brotaram duas vezes mais rápido que as de controle e as mudas alcançaram um tamanho mais de duas vezes superior ao das plantas não tratadas. Estes efeitos se podem produzir porque os nano tubos penetram na cortiça das sementes e potenciam a absorção de água, sinalam os investigadores. "Este efeito positivo dos CNT que se há observado na germinação das sementes poderia ter um impacto econômico significativo na agricultura, a horticultura, e o setor energético, por exemplo, para a produção de bio- combustíveis", agregaram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário