Translate
segunda-feira, 16 de maio de 2011
CIENCIA
OS TELEFONES CELULARES MATAM AS ABELHAS
Os sinais emitidas por estes dispositivos durante uma conversação são capazes de desorientar as abelhas até levar-las à morte. O estudo pode explicar a desaparição de centenas de milhões delas em tudo o mundo
JOSÉ MANUEL NIEVES / ABC -MADRID
Dia 16/05/2011 -
As abelhas emitem um zumbido de alarme se há um celular perto
Já não se trata só dos agrotóxicos, nem da contaminação, nem da mudança climática. Também o uso massivo de telefones celulares pode ser um dos culpados da trágica desaparição de centenas de milhões de abelhas em todo o mundo. Daniel Favre, pesquisador do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça, acaba de publicar um estudo no que demonstra que os sinais emitidos pelos telefones celulares durante uma conversação são capazes de desorientar as abelhas até o ponto de levar-las à morte. Fabre tem realizado até 83 experimentos diferentes para comprovar e medir a reação das abelhas ante a presença de um celular em funcionamento.
Os resultados parecem não deixar lugar a dúvidas. A equipe de Favre achou que, em presença dum celular que realiza ou recebe uma chamada, as abelhas produzem com o zumbido de suas asas até dez vezes mais ruído do que fazem em condições normais, um comportamento que habitualmente é utilizado pela colônia como um sinal de alarme que exige abandonar a colméia.
Embora, quando o zumbido de alarme é induzido por um celular e não por uma causa natural, a colônia se desorienta sem remédio e com trágicos resultados. O estudo de Favre corrobora outra investigação realizada em 2008 (cujos resultados, então, não foram concluintes), segundo a qual as abelhas não regressavam a suas colméias se perto delas se colocava um telefono celular.
Essa classe de forte zumbido, explica Favre, "não é freqüente entre as abelhas, e quando se produz, normalmente não o emitem mais de dois membros da colônia à vez. “A indução, por parte dos campos magnéticos dos telefones celulares a produzir este zumbido de alarme pode ter conseqüências dramáticas para a colônia”.
Sinal de alarme massivo
Segundo o investigador, "os terminais móveis ativos tem um impacto dramático no comportamento das abelhas, já que induz as obreiras a emitir massivamente a sinal de alarme. Em condições normais, esse zumbido anuncia que o enxame se põe em marcha ou é um sinal inequívoco que indica algum problema na colônia. Entre outros fatores como os pesticidas, as sinais emitidas pelos celulares e as antenas de telefonia móvel poderiam estar contribuindo à desaparição das abelhas no mundo todo.
“Apelo à comunidade cientista internacional para que realize mais estudos neste campo”.
Como sabemos muito bem, as abelhas jogam um papel fundamental na alimentação dos seres humanos. De fato, são responsáveis da polinização de pelo menos setenta dos cem cultivos básicos que são a base da dieta de bilhões de pessoas em todo o mundo.
O problema do colapso das colônias (CCD por suas siglas em inglês), foi detectado pela primeira vez em 1972, porém não foi até 2006 que a desaparição massiva de bilhões de abelhas no mundo todo fiz que soassem as alarmes. As abelhas, em efeito, pareciam "se evaporar" em todas as partes, abandonando as colméias sem deixar o menor rastro.
Esse ano, apicultores de todo o planeta denunciaram a perda de entre 30% e 90% de suas colônias. Em anos sucessivos, e ante o agravamento do problema, se têm realizado numerosas investigações para identificar a origem duma crise que não se limita só às abelhas.
E é que se elas desaparecem, afirmam os cientistas, a Humanidade tampouco sobreviverá.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
LA RECOMENDACIÓN DIARIA
LA RECOMENDACIÓN DIARIA resistencia a los antimicrobianos , mejor que resistencia antimicrobiana Resistencia a los antimicrobianos , no...
-
Pequeña guía para pronunciarlo todo Tras años de debate, el consejero delegado de Nike ha confirmado cómo se pronuncia su marca (...
-
El ‘Libro de estilo’ se adapta al futuro EL PAÍS ajusta al entorno digital las normas éticas y estéticas del periodismo Regula el ‘der...
-
A Guerra da água começa: Os primeiros passos o dão as grandes empresas FONTE: TARINGA.NET Faz anos, cada certo tempo, surge timidamente uma ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário