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quarta-feira, 6 de junho de 2012

COMUNICAÇÃO






Em palavras simples, a comunicação serve para fazer-se conhecer e conhecer aos outros.
O que não se percebe, "não existe" e, o que "não existe", não se vende.


10 ERROS EM COMERCIO EXTERIOR
Publicado por Joan Barios / email: joanbarios@hotmail.com



Lembrem sempre que vossos clientes estão a milhares de quilômetros de distancia, falam outro idioma, os veem pouco e só "o que sentem e percebem" é tanto mais importante como "o que recebem".

1. - Considerar que tua estratégia é a correta: Teu marketing é correto, teu negocio vai bem, teus clientes estão contentes e não consideram aos concorrentes. Assim que não tomes decisões nem analises acerca de como te diferenciar, comunicar ou te promover de cara ao próximo ano, continue fazendo o mesmo do ano passado e do anterior.

2. – Não faças chamada: tens que fazer chamadas importantes aos clientes, não são necessariamente aquelas para cerrar um acordo, mas sim, por exemplo, para informar duma troca na data do embarque. Bom, o deixaremos para amanhã. Solução: Faz que outra pessoa faça as chamadas.

3. - Resistência ao câmbio: o notaremos porque sentiremos um incremento da pressão e criação de serotonina no corpo. Aqueles câmbios que devem fazer-se, porem que de momento vamos tirando. Por exemplo, na forma de organizar os pedidos dum cliente. Reorganização da rede de vendas, ou qualquer outra ação. Normalmente são as que têm a ver com as pessoas, porque são estas as mais difíceis de implementar. Melhor não quebramos ovos para fazer uma omelete, porque por enquanto já nos vai bem com o que temos na mesa.

4. - Ignorar as queixas dos clientes: quando apresentam uma reclamação, muitas vezes pensamos que se queixam por coisas insignificantes para nosso ponto de vista ou que já agiremos. Por exemplo, uma queixa por um atraso na chegada de documentos, uma reclamação de que não se lhes têm confirmado o estado dum pedido, etc. Que pouca paciência tem estes clientes!

5. - Reduzir expectativas: não te preocupes mais pelos pequenos detalhes, pelos catálogos não enviados, pelo container que não se embarcou a tempo, pelo documento com o endereço do cliente incorreto ou por seu nome não corretamente escrito. Se tudo o demais está bem. Basta de se preocupar porque se foram alguns clientes

Bom, a próxima vez indica os que faltam...

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