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quarta-feira, 12 de setembro de 2012

PROJETOS





Ferramentas para tomada de decisões em projetos
Autor: Orlando Ponce Polanco

Estratégia e direção estratégica | Avaliação de projetos e economia matemática
04-09-2012

Uma decisão é uma eleição entre distintas opções ou possibilidades, que se tomam para resolver problemas ou aproveitar oportunidades. “Problema”, “Oportunidades de Melhora”, “Problemática”, “Processo", se referem em qualquer caso ao que vamos a analisar e decidir. Para simplificar o entendimento o chamaremos “Projeto” baixo o enfoque “Problema-Solução”. Recomendamos seguir um processo:
Definir: Formular o Projeto.
Implica definir os objetivos do projeto em base a um modelo preliminar do problema que contemple as seguintes atividades:
- Definir a equipe de Trabalho.
- Recoletar necessidades e expectativas dos envolvidos.
- Identificar problemas ou oportunidades de Melhora.
- Estabelecer objetivos preliminares, prazos e custear atividades.
Ferramentas recomendadas:
- Ficha do Projeto, para consolidar Objetivos, Prazos, Custos.
- Quadro Bidimensional, para Ranquear Nível de Importância VS Nível de Satisfação.
- Diagrama de Caracterização, para entendimento geral do sistema.
- Tormenta de Ideias combinada com Diagramas de Afinidade e Grupo Nominal, para selecionar as ideias mais importantes.
Medir: Estabelecer Sistema de Medição
Medir a frequência e possibilidades de erros para estabelecer metas em base a recoleção de informação numérica interna e da concorrência. Atividades sugeridas:
- Estabelecer o Fluxo do Processo.
- Estabelecer elementos chaves do problema.
- Definir Indicadores relevantes.
- Recoletar informação numérica.
- Validar o Sistema de Medição para empregá-lo em fases seguintes.
Ferramentas recomendadas
- Fichas de Indicadores para precisar as medições e as fontes dos mesmos
- Fluxograma de Processos, para Identificar elementos chaves.
- Benchmarking, para definir metas realísticas e relevantes.
Analisar: Estrutura Problema e Soluções
Aprofundar nas causas que determinam os erros e definir oportunidades de melhora priorizando-as. Atividades sugeridas:
- Analisar relações Causa - Efeito
- Validar relações em base aos Indicadores
- Definir alternativas de solução.
Ferramentas recomendadas
- Diagramas Causa-Efeito para identificar elementos determinantes das saídas.
- Tormenta de Ideias combinada com Diagramas de Afinidade e Grupo Nominal para selecionar ideias mais importantes
Implantar: Selecionar e Aplicar Soluções
Definir os elementos específicos que serão trocados e as metas finais. Desenvolver o projeto de troca. Atividades sugeridas:
- Selecionar alternativas a Implantar
- Plano definitivo do Projeto
- Implantar soluções
Ferramentas recomendadas:
- Reporte de Gestão para fazer um acompanhamento sistemático do projeto.
- Diagrama de Pareto para selecionar as soluções que aportam maior valor
Controlar: Assegurar Melhora Continuada
Implantar um Sistema de Monitoramento para prevenir que se retorne a práticas anteriores e identificar problemas adicionais.
- Monitorar o processo para identificar intentos de “voltar ao passado”
- Identificação de problemas adicionais
Ferramentas recomendadas
- Tabuleiro de Controle, para estabelecer sistemas de incentivos para os envolvidos.
- Benchmarking, para manter o processo dentro de parâmetros competitivos.
- Definir funções e responsabilidades nas atividades de melhoramento.

Para tomar decisões em ambientes de certeza, risco e incerteza, a matéria prima fundamental é a informação formal.

FUENTE: Gestiopolis

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