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sexta-feira, 13 de novembro de 2009
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
A ARTE DA COMUNICAÇÃO

Um aprendizado para o trabalho em equipe.
Neste artigo se abordará o tema da comunicação como o fundamento para trabalhar em equipe. Assim mesmo se observarão alguns conselhos dados por expertos no referido ao trabalho em equipe. O fundamento deste escrito é o livro de Peter Senge “A Quinta disciplina”.
A capacidade para administrar equipes de trabalho se reconhece naquelas pessoas que compreendem e manejam de maneira adequada a arte de levarem-se bem com todas as pessoas. E dizer, aqueles que são capazes de trabalhar em equipe entendem a riqueza de estabelecer relações humanas adequadas nos diferentes campos da vida. Por isto, neste escrito se pretende dar-lhe ao leitor informação sobre como, por que e para que do aprendizado da comunicação assertiva, habilidade que implica saber dialogar e discutir.
Para poder comunicar-se efetivamente é necessário aprender a escutar aos demais desde a realidade deles e não desde a nossa. Para isto requeremos desenvolver o pensamento crítico que se convertera na ferramenta para poder compreender a mensagem que desejam transmitir os demais tendo em conta quem são eles e assim poder analisar e avaliar o dito com uma perspectiva mais ampla.
Dialogar é a ação de conversar com outros com o fim de intercambiar idéias que produzam benefícios de diversa índole. O diálogo implica discussão, porque através da exposição de idéias se argumenta de maneira sólida o porquê das mesmas. Debate-se com o propósito de entender a postura dos outros e a de si mesmo através de escutar com o fim de ampliar a visão mediante a escuta das mensagens dos outros, quem são uma fonte de riqueza quando se aprende a escutar e debater com o fim de chegar a acordos que beneficiem a todos.
As pessoas que sabem trabalhar em equipe são pessoas interessadas em conhecer os argumentos dos outros e reconhecem o valor de discutir sobre distintas idéias que produzam beneficio e não se afanam por impor suas idéias senão enriquecer-las mediante os aportes de todos os membros da equipe e reconhecem quando alguém aporta idéias ganhadoras.
Atualmente as organizações requerem de pessoas capazes de relacionar-se sadiamente com outros. É importante entender que as relações humanas sadias são aquelas em onde existe diálogo e discussão desde a perspectiva que estamos mencionando neste escrito. É dizer, são pessoas que reconhecem que o importante não é impor, senão compreender e chegar a acordos.
Quem aprende a trabalhar em equipe não participa em conversações vãs que não leva a nenhuma ação positiva aos “membros da equipe”. Por isto, sua atitude demonstra que valorisam a humildade como a qualidade necessária para conversar tanto na convergência como na divergência.
Os verdadeiros aprendizes do trabalho em equipe são quem põem em prática o diálogo e a discussão com o fim de potenciar-se mediante a intervenção dos outros, por isto, o verdadeiro trabalho em equipe implica unir conhecimentos, habilidades e valores dos membros a favor de todos e com isto, cada individuo aprende do outro e com o outro a corrigir erros, potenciar debilidades e descobrir fortalezas que levem ao crescimento da equipe.
Aprender a disciplina do trabalho em equipe implica para cada pessoa ter a disponibilidade de transformar os vínculos de competência por vínculos de cooperação que intensifique nas pessoas valores tais como a solidariedade, o companheirismo, a reflexão, a disponibilidade, a amabilidade, porém todos eles requerem primeiro a humildade. Neste ponto aclaramos que os valores não servem de palavra senão em ação, por isto, os que sabem trabalhar em equipe o evidenciam mediante seu comportamento.
Ter uma direção comum se converte numa condição indispensável para o trabalho em equipe. Aqueles que sabem aonde se dirigem e o que querem lograr, está em possibilidade de harmonizar energias e evitar o desperdício das mesmas. Para isto, requerem do diálogo e a discussão que permita o intercâmbio de idéias sobre possíveis ações que conduzam ao logro dos objetivos traçados. Mediante posto em marcha o diálogo se está em condições de alinhar se como equipe e desenvolver a capacidade para criar os resultados desejados coletivamente através de gerar nos membros uma visão compartida emanada do convencimento que produz o conversar. Diane Ryan em seu livro "6 Questions to Help You Build Trust on Your Team”, (algo assim como: 6 perguntas para ajudar você a construir a confiança em sua equipe) menciona que a confiança é clave para a eficácia duma equipe e esta se cultiva entre os membros da equipe demonstrando que se acredita que são competentes e que estão à altura do trabalho por fazer e se valorisam os aportes que fazem. O que se pode notar nesta idéia é que a conversação é o meio necessário para construir a confiança a qual é bilateral e quanto mais pronto se transmita por meio de comunicação assertiva, mais pronto se observará como cresce entre os empregados.
Partimos da premissa de que o pensamento é uma construção social que se enriquece e potencia na medida em que as pessoas aprendam a dialogar. Compartir conhecimentos tanto teóricos como os emanados das experiências permite às pessoas que têm aprendido a comunicar-se entender os problemas e com isto buscar as melhores soluções de maneira coletiva. Neste ponto é importante aclarar que o pensamento é um fenômeno sistemático que surge de nosso modo de interatuar e intercambiar discursos, por isso, é importante para quem deseja apreender a trabalhar em equipe e atuar de maneira que geremos outras ações cooperativas que redundem no crescimento pessoal e coletivo. De acordo com as idéias deste parágrafo, perguntemo- nos ,será que a forma de atuar egoísta por parte da maioria das pessoas obstaculiza o aprendizado do diálogo e a discussão?
Julie Gilbert menciona o seguinte em seu livro “Need growth idéas?” (algo assim como necessidade de crescimento das idéias) É difícil fazer crescer às empresas com esta difícil situação econômica, mas é absolutamente essencial para sobreviver. Recomenda buscar idéias de crescimento numa fonte de inovação a miúdo passado por alto: pergunte-lhe às pessoas. É necessário começar por desenhar uma visão de aonde quer que se dirija a organização. Logo, enumerar os ativos da empresa, traçar um mapa com suas capacidades e identificar novas tendências no mercado. Ao perguntar-lhe aos colaboradores não só explorará uma fonte de idéias facilmente accessível, senão que se assegurará de que sua gente esteja comprometida com o futuro da empresa.
A seguir se dão 4 técnicas que permitirão desenvolver a capacidade de escutar e dialogar:
• Verificar: "Me permites repetir o que falaste para assegurar-me de que te entendi?"
• Esclarecer: "Me parece que isto é o que queres dizer…"
• Mostrar apoio: "Te escuto, por favor, continua"
• Estruturar: "Que te parece se vemos os sintomas, tratamos de definir o problema e posteriormente discutimos possíveis soluções”
Ao respeito John Baldoni em seu livro “Never let your ego stop you from learning“ (não permita a seu ego deter seu aprendizagem) recomenda que não permitamos que nosso ego se interponha em nosso desejo por aprender. Os líderes exitosos mantém suas mentes abertas a coisas novas porque sabem que, sem importar o alto que seja seu grau de domínio, sempre há algo mais por descobrir. Diz-nos que quando enfrentemos desafios, inclusive aqueles que temos enfrentado muitas vezes, adotamos o enfoque dum aprendiz: faça perguntas ou encontre formas novas para solucionar o problema
Aprender a comunicar-se com leva a aprender mais sobre nós mesmo já que nos permite reconhecer a natureza de nossos pensamentos na medida em que intercambiamos idéias com os outros. As condições básicas para o diálogo são:
• Ter consciência de nossas idéias, opiniões, prejuízos, necessidades e motivos com o objetivo de submeter-los ao exame que deles faça o grupo; é dizer, não devemos adotar pensamentos rígidos e não negociáveis que nos façam sentir obrigados a defender-los.
• Considerar aos demais de maneira consciente como colegas com o fim de estabelecer vínculos de igualdade que permitam o fluxo de idéias. Este tipo de relação não implica que se deva concordar ou compartir os mesmos pensamentos, pelo contrário, o poder desta maneira de interatuar opera quando há diferenças nos conceitos. Por tanto se faz imprescindível o apreender a visualizar aos "adversários" como "colegas com outras perspectivas", com o fim de intercambiar formas de pensamento de maneira relaxada e respeitosa que nos ajude a deixar atrás os sentimentos de rejeição que comumente se dão quando as pessoas não possuem a disciplina de manter a mente aberta e acreditam que não há outra forma de captar o mundo fora do que eles percebem.
• Estabelecer relações simétricas onde se evite a idéia de superioridade e/ou subordinação. As relações onde os indivíduos se percebem como iguais permitem que o fluxo de formas de pensar se leve a cabo mediante um diálogo aberto e de maneira mais equilibrada.
• É necessário ao início da formação duma equipe de aprendizagem que exista um árbitro que "conserve o contexto do diálogo". As funções a desempenhar por dito árbitro são:
• Ajudar, convidar e animar aos membros da equipe a formar parte do processo e os resultados.
•Manter o diálogo em marcha e em equilíbrio.
•Guardar o equilíbrio entre sua pericia e sua atitude serviçal, mas sem adotar o papel de "experto" ou "doutor", que quitaria a ênfase às idéias e à responsabilidade dos outros membros da equipe.
•Compreender que a arte do diálogo consiste em experimentar o fluxo do significado e em ver o que é preciso agora.
•Evitar que surjam entre os membros "rotinas defensivas"; é dizer, evitar que os membros da equipe assumam atitudes que obstruam o fluxo harmônico, tais como: "Vítima", "sabe-tudo", "crítico não propositivo", "eu não posso", "o indiferente", "o néscio".
Ao respeito, John Maeda em seu livro “Critique-me, please” menciona que no mundo dos negócios, a diferença do mundo das artes, a crítica a miúdo se percebe de maneira negativa. Mas a crítica construtiva é essencial em qualquer âmbito que requer criatividade, inovação e a resolução de problemas. Devido a que a liderança requeira as três coisas, os líderes devem estar seguros de que não só estão abertos à crítica, senão que a buscam de maneira ativa. Recomenda aos líderes que lhe solicitem a seus subordinados, seus pares e a seus clientes que lhe sinalem quais são as debilidades de suas idéias e enfoques. Opina que a crítica pode ser um método útil para testar as idéias e assegurar-se de que as pessoas e as equipes se responsabilizam de seus acertos e erros.
O desenvolvimento de habilidades e destrezas para a reflexão, colaboração e a indagação, serão os cimentos para desenvolver a habilidade de comunicação que permita superar situações como as simpatias ou antipatias pessoais que levam a truncar o fluxo de idéias. Por todo o exposto concluímos que o processo de aprendizagem grupal consiste num vaivém continuo entre a prática e o desempenho, em onde os membros da equipe aprendam a fazer-se conscientes da sua própria atuação. Isto permitirá formar equipes maduras, capazes de indagar e analisar temas complexos e conflitantes que lhes permitam a possibilidade de crescer continuamente através de aprender a reflexionar-atuar de maneira simultânea.
M.C. Luz Angélica Rodríguez Ebrard
Maestra de tempo completo do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Autônoma de Ciudad Juárez.
lrodriguarrobauacj.mx
ebrard_larearrobayahoo.com.mx
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Reflexiones de Fidel Castro: Una historia de Ciencia Ficción |
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
CONSTELAÇÕES EMPRESARIAIS

10 NOVEMBRO 2009
AS LEIS DA LIDERANÇA E O SUCESSO PROFESSIONAL
Resultado do II CONGRESSO INTERNACIONAL de Bert Hellinger,
Setembro de 2009 em Barcelona.
- A empresa maior é A VIDA!.. e se logra cumprindo as seguintes leis:
1.- O próprio ESFORÇO é o ponto de partida para o Êxito de todo empresário e assumir uma RESPONSABILIDADE é um RISCO.
2.- Respeitar a IERARQUIA, é dizer, o maior posto sempre o tem o fundador duma empresa. Ninguém pode quitar-lhe esse lugar, quem se o quita se arruína. Se um fundador agrega ou integra um sócio, com os mesmos direitos que os já existentes, passado um tempo tomará a direção e arruinará a empresa. Ademais, um fundador nunca deve colocar junto a ele um sócio com os mesmos direitos. Por tanto, aquele que vem primeiro está num plano superior que o que vem depois. Quem vem depois e pede conselho aos que têm mais experiência, se mantém em seu lugar, e embora ocupe um posto alto, ganho à confiança dos empregados e estes lhe seguem. Sem embargo, a soberbia como, por exemplo: Eu não necessito à empresa, a empresa me necessita ,têm a atitude de não respeitar à mãe e se colocar por cima dela.
Igualmente, o primeiro produto duma empresa, nunca pode ser substituído por outro.
Trasladando esta idéia à família, poderíamos dizer que o pai e a mãe BIOLOGICOS são os FUNDADORES e o filho é a EMPRESA. Quando os filhos tomam a seus pais biológicos, quedam livres. A vida prossegue... os pais se retiram e os filhos tomam seu próprio caminho. E os pais olham à seu filho com benevolência, se mantém no final... e assim, o filho tem FORÇA. A maior alegria para os pais, é que seus filhos tenham Êxito. Em seu Êxito, eles seguem vivos.
3. - Oferecer um "PRODUTO" que tenha demanda para o mercado e esteja AO SERVIÇO DE TODOS. Assim, quanto melhor seja o produto é MAIOR o serviço para outros = haverá mais Êxito e um será mais respeitado. O Êxito, sempre, é para o bem de muitos! (tanto para o empresário o criador do produto ou idéia original, como para os colaboradores, se os tem como dos clientes).
4. - IDEA ORIGINAL E INOVADORA que cubra as necessidades atuais dos clientes. Para isto, é necessário ter conhecimento do que se oferece e estar em dia dos últimos avanços.
5. - RESPEITO AOS CLIENTES atuais ou futuros clientes aos que se lhes vai a prestar serviço
6. - Reconhecer o esforço dos COLABORADORES no projeto, se os há, e remunerar adequadamente.
7. - E principal e prioritariamente: o Êxito o logra aqueles que PUDERAM TOMAR A SUA MÃE NO CORAÇÂO! Quem se acerca a mãe, tem êxito. O que se separa da mãe ou rejeita o caminho de ir a ela,... Então, o êxito se retira. O êxito e a mãe são uma mesma coisa. Também a "mãe terra".
O LOGRO DE VIDA MAIOR É O MOVIMENTO À MÃE.
8. - Tomar a sério a quem se opõe, porque logo ele se vai a converter no mais importante,.... Quem vai dar apoio. TOMA A SERIO A QUEM OFEREÇA RESISTENCIA,... Com seriedade.
Os movimentos do espírito, ao fim unem o que estava separado, e assim os OUTROS (aparentes opostos) fazem possível o CRIADOR.
Assim são as relações humanas, quando o oposto logra encontrar-se SEGUE A VIDA,... Ao serviço da TERRA.
Todos são amigos de nosso despregue,... Assim, TODA PERDA É UM GANHO.
As compreensões que levam adiante, sempre são NOVAS = outra forma de compreensão. É dizer, caminhamos e vivenciamos (vivemos) e após aplicamos o aprendizado (as levamos à prática).
9. - Tudo tem um início, um ponto culminante e um fim. Para que possa haver um novo início, tem que finalizar o anterior e assim, o novo pode surgir. É dizer, se dá um novo início, um novo ponto culminante e num futuro, também se dará um fim.
TODO O CRIADOR, É NOVO. Os grandes êxitos, também terminam... Assim, dão passo a novas vitórias. Dirige-te ao êxito, sem exigências.
O resultado do projeto será sentir alegria de viver na alma e dar um serviço a todos, desta forma o dinheiro chega como uma benção que mantém e projeta a idéia original e inovadora para o futuro.
As empresas, projetos profissionais e produtos que se "oferecem" ao mercado, sempre têm algo de feminino e maternal. Uma pessoa que ocupa um posto de muita responsabilidade terá uma relação de amor com a mãe, senão arruinará a empresa. A empresa faz a função de uma "grande mãe" para seus empregados. Os empregados que tenham uma boa relação com a mãe, terão a sua vez uma boa relação com seu chefe.
Sem embargo, o empresário que não há tomado a sua mãe, o que não tomou dela o exigirá de seus clientes. Uma boa conexão se dá a través do "obrigado".
Quem tem Êxito é reconhecido e tem amigos, é querido pelos clientes... E tem boa relação com a mãe. É dizer o haver tomado a sua mãe com amor e gratidão pelo que lhe há transmitido, lhe permite também olhar com amor às mães de seus clientes... E Isto traz Êxito seguro.
Seu rosto ilumina e assim, seu Êxito ilumina também aos demais. Não há pessoas exitosas com rostos amargados.
Quem tem Êxito, por seu próprio esforço... Tem o rosto "radiante"
E assim também ilumina os seus colaboradores e clientes com EXITO, EXITO, EXITO. O EXITO SEMPRE TEM ROSTO DE MÃE.
Como é acima, é abaixo, Como é dentro, é fora.
Não se pode separar a empresa da vida pessoal. Sempre vão unidos.
Não podemos quitar nada a NINGUÉM. É dizer, não podemos tomar o benefício que outro tenha obtido com seu esforço e deixar-lhe sem nada. Sempre tem que dar-se uma compensação. E se não a oferecemos, a vida nos colocará na tessitura de fazer-lo.
Igualmente, ninguém pode ser excluído. Quem há excluído a outros também está ao serviço de outra força e também são amados por essa força. É dizer, tudo está ao serviço de algo maior para o crescimento e o bem de todos.
No caso das HERENÇAS, Estas são imerecidas. Ninguém a tem ganho com seu próprio esforço, o que renuncia a ela, fica livre. O que a toma tem que dar um serviço com ela = ao serviço da vida.
A força se dirige a todos da mesma maneira. O que marca a diferença é: que fazes com ela ou como a utilizas. O último empurra adiante.
Tudo depende das relações, mais que do capital de base. Muitas vezes, reproduzimos a relação que temos com nossa mãe biológica com a relação que temos com o dinheiro. Assim, a demanda se vai fazendo cada vez maior, pela propaganda do boca a boca.
NÃO HÁ NADA QUE PARE O EXITO!
Rocío de la Vega
Psicóloga y Consteladora
terça-feira, 10 de novembro de 2009
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segunda-feira, 9 de novembro de 2009
domingo, 1 de novembro de 2009
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