Autor: Fernando Legrand.
Fonte: RSE on line.
Um dos principais desafios da RSE se produz quando uma empresa decide encarar um Programa de Responsabilidade Social desde zero.
Como começar? Por onde? Que aspetos ponderar?
São perguntas que surgem em gerentes de empresas de qualquer porte.
Para tratar de por uma mão ao assunto, RSE Online consultou a três reconhecidos consultores das Américas:
Antonio Vives, Ingrid Hernández e Maria Fernanda Soria.
Todos eles tiveram uma mesma pergunta como disparador:
Que cinco aspetos acreditam que não devem faltar em nenhum Programa de RSE?
A resposta foi de cinco itens por cada um, mas este artigo bem poderia haver-se titulado as 12 chaves de todo Programa de RSE, porque as miradas de Vives, Hernández e Soria se complementam e enriquecem a tal ponto que permitem fazer um listado de issues muito maior.
Assim existiram alguns pontos em comum, como a necessidade de estabelecer um mecanismo de comunicação efetivo e honesto; ou a necessidade de propiciar o diálogo com os grupos de relacionamento.
Assim que para não distrair mais, aqui lhes deixo os 5 aspectos chave que cada um dos consultados ofereceu para esta postagem…
Antonio Vives, fundador das Conferências Interamericanas sobre RSE e sócio de Cumpetere [Estados Unidos]
1. - O compromisso da Junta Diretiva e a Alta Gerência e uma pessoa ou pessoas que sejam responsáveis de programar as ações
2. - Uma estratégia de responsabilidade, de médio e longo prazo, que seja de conhecimento de todos os funcionários
3. - Um esquema de incentivos positivos e negativos para as ações do pessoal, alinhados com a estratégia da empresa
4. - Um sistema de informação que capture os custos e todos os benefícios possíveis das ações
5. - Um programa de comunicação interno e externo, honesto, que mostre a todas as partes interessadas as práticas responsáveis da empresa e seus impactos
Ingrid Hernández, diretora de Köst [México]
1. - Que as ações que se desenvolvem estejam alinhadas ao campo de ação da empresa. Há que procurar ações estruturais (desenho estratégico no longo prazo), nunca conjunturais
2. - Fomentar o diálogo sistemático com os grupos de interesse internos e externos. Há que conhecer e entender suas percepções e expectativas sobre os temas que respeitam a empresa para integrar seus pontos de vista aos Programas de RSE.
3. - Vincular a empresa com a Comunidade. Grandes partes das atividades dum Programa de RSE devem estar dirigidas à melhoria da comunidade e a seu envolvimento no desempenho do mesmo
4. - A preservação do Meio Ambiente. As empresas devem contar com uma visão inovadora e assertiva sobre este assunto. Atender aos processos de produção e ao impulso da biodiversidade e seguridade.
5. - A Comunicação. Através de atividades de comunicação ou mediante um Relatório de Sustentabilidade (recomendado) devem se comunicar as ações à sociedade. Isto marca um ponto chave na credibilidade da empresa para a sociedade
Maria Fernanda Soria, sócia de PHVS - Visión y Estrategia [Argentina]
1. -Estratégia. Ser parte essencial do negócio da empresa
2. -Equilíbrio. Deve-se procurar equilíbrio entre os objetivos sociais, econômicos e ambientais
3. -Diálogo. Abrir e fomentar o diálogo com os grupos de interesse, conhecer suas expectativas e necessidades (Stakeholders)
4. -Sinceridade e Transparência
5. -Sistema de Monitoramento e Informes. Medição e impactos
E claro que se em sua empresa foi tido em consideração algum outro aspeto que não se menciona, pode compartilhar através dos comentários para enriquecer a conversação.
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