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terça-feira, 4 de agosto de 2009


R S E - Responsabilidade Social

nas Instituições de Educação Superior, mandato da UNESCO

04 de Agosto de 2009 - por Oscar Ricardo García.

A Declaração final da Conferência Mundial sobre a Educação Superior 2009, convocada pela UNESCO - 5 a 8 de julho em Paris arrojam umas recomendações e chamadas à ação para os Sistemas e as instituições de Educação Superior nas dimensões sociais, econômicas, científicas e culturais de seu contexto nos pilares substantivos do cotidiano universitário: formação, pesquisa e extensão. Ao ser a declaração um tema de grande interesse para nossos países latino-americanos e que ainda não se conta com uma tradução oficial ao Português, lhes comparto uma tradução de minha autoria.

Texto traduzido - não oficial-:

Nós os participantes da Conferência Mundial sobre Educação Superior 2009, reunidos em 5 de julho de 2009 na sede da UNESCO em Paris e considerando a Declaração e as conclusões da Conferência Mundial sobre Educação Superior 1998, que são ainda válidas, e os debates e recomendações das reuniões regionais preparatórias em Cartagena das Índias, Macau, Dakar, Nova Deli, Bucareste e Cairo, proclamamos a seguinte Declaração e chamamos à ação sobre os seguintes temas:

A Responsabilidade Social na Educação Superior

1. A Educação Superior é estratégica para toda a educação e a base para a investigação, a inovação e a criatividade. Nunca na história da humanidade o bem estar das nações dependeu duma maneira tão direta da qualidade dos seus sistemas educativos e Instituições de Educação Superior – IES-.

2. A Educação Superior joga um rol importante na construção da Nação. A Educação Superior é um bem público, e como tal, deve ser um tema de responsabilidade de todos os governos.

3. A crise econômica atual pode alargar a brecha do acesso e da qualidade da educação entre os países em vias de desenvolvimento e os desenvolvidos, apresentando desafios adicionais aos países onde está já restrito o acesso.

4. A Educação Superior em sua responsabilidade social deve avançar na compreensão na complexidade dos desafios globais atuais e futuros, e em ajudar a melhorar o entendimento acerca dos assuntos multifacetados nas dimensões sociais, econômicas, científicas e culturais, e na capacidade para responder a elas. Para fazer-lo, as IES devem aumentar seu foco interdisciplinar e promover a investigação em temas como o desenvolvimento sustentável, paz, bem estar e desenvolvimento, e a realização de direitos humanos, incluindo a equidade de gênero.

5. A Educação Superior deve potencializar a formação dos professores, tanto em sua formação inicial como continua, com uns currículos que lhes proporcionem os conhecimentos e habilidades necessários para o século XXI; isto implicará adotar novos enfoques, como a educação aberta e a distância e o uso das novas tecnologias da informação e a comunicação. A este objetivo também contribuirá uma boa preparação para os responsáveis da planificação da educação e uma pesquisa que sirva para melhorar os atuais enfoques pedagógicos.

Mais informação: http://gerenciaresponsable.wordpress.com/

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