A trajetória de vida de Robert Owen
Nascido em 14 de maio de 1771, a infância e juventude de Owen, em Newtown,
Montgomeryshire, região do norte do País de Gales, coincide com a súbita e vasta expansão
dos processos de manufatura do algodão no Reino Unido. Filho de um agente de correios
que detinha um pequeno comércio, quando criança tinha paixão pela leitura e, aos sete anos,
havia recebido toda a instrução possível naquele tempo e lugar. Por volta dos oito, a partir
da familiaridade de um adolescente que estudava em Oxford, com quem costumava
caminhar pelos bosques de Newtown, Owen adquiriu sensibilidade para a beleza da natureza.
Aos nove, deixou a escola, após um período atuando como monitor, e foi trabalhar como
vendedor numa loja, sem remuneração, conforme supõe Sargant (1860).
Após tutela provisória de um irmão, ao final de seis semanas passou a viver com a
família McGuffog, em Stamford, aos dez anos. O mestre McGuffog, que havia começado a
vida como vendedor ambulante e economizado algum dinheiro, mantinha loja comercial
com ampla reputação de vender produtos de elevado padrão de qualidade a preços baixos.
Tratava-se de homem honesto, metódico, liberal e de bom coração. No período de quatro
anos, Owen foi introduzido ao mundo dos negócios, tendo sido esta experiência de grande
valia para a sua trajetória particular de vida (SARGANT, 1860).
Aos quatorze anos mudou-se para Londres e trabalhou em loja comercial, estabelecida
para vender mercadorias sob preços populares e que, por essa razão, possuía elevado
número de clientes. A jornada era longa, iniciada às oito da manhã e, em alguns períodos do ano,
estendida até às duas da manhã seguinte. Pouco tempo depois, mediante proposta de melhor salário,
foi para Manchester, lá permanecendo na atividade de vendedor até os dezoito anos.
O rumo empreendedor tem início a partir do convite para a constituição de uma sociedade,
o que aguçou a ambição de Owen. De imediato, contraiu empréstimo junto a um irmão em Londres
para a abertura de uma fábrica de máquina de fiação, sob acordo de rateio de
metade do lucro. Quarenta homens foram contratados para trabalhar em madeira, ferro e
bronze. Owen ficou encarregado pela administração financeira e contábil do negócio.
Um ano depois, desfez a sociedade e abriu fábrica própria, tendo desistido do negócio
no ano seguinte para trabalhar como administrador para o rico empresário Drinkwater.
Tratava-se de empreendimento experimental na fiação do algodão, com quinhentos
trabalhadores. Owen teve, aos vinte anos, de encontrar respostas para problemas que
envolviam compra de matéria-prima, produção e fiação do algodão, pagamento de salários,
venda do produto final e gestão contábil-financeira. Nesse momento, a experiência adquirida
em Stamford mostrou-se importante, tanto pelo zelo à honestidade e à ordem, quanto pela
familiaridade com fábricas de excelência em qualidade – habilidades agora exigidas.
Após análise do sistema de produção, Owen aprimorou a maquinaria propiciando a
fabricação de um tipo de fio com espessura até então desconhecida. A satisfação do
milionário com o trabalho do jovem administrador resultou no convite para a composição
de sociedade da qual participariam, também, dois filhos. Ficou acordada a distribuição
eqüitativa de ¼ do lucro por sócio e o uso da marca Owen nas mercadorias manufaturadas.
O progresso no sistema fabril, a constatação da integridade moral e da habilidade nos
negócios levou o milionário Drinkwater a propor a Owen o casamento com sua filha e,
mediante a não aceitação, a sociedade foi desfeita. Owen, contudo, ficara conhecido pelas
inovações promovidas na fiação do algodão o que, na opinião de Sargant (1860), se torna a
fonte de sua fortuna. Outra leitura, entretanto, indica que fatores distintos explicam a
fortuna de Owen. Para Pollard (1968), como vantagem competitiva Owen foi hábil em conquistar
a cooperação dos empregados. Pagou-lhes salários atrativos – política distante daquela em vigor –
de forma que o seu sucesso pode ser creditado à capacidade de manejar técnicas administrativas que
foram, naquela época, completamente diferentes das experiências dos pioneiros da nova forma de
organização social. Assim, quando Owen se mudou de Manchester para New Lanark, dispunha de uma
compreensão dos processos administrativos da gestão fabril que deve ter sido, em grande parte, única
naquele tempo.
Depois do desmantelamento da sociedade com Drinkwater e um período de transição –
em atividades fabris não estáveis – Owen teve oportunidade acidental de visitar New Lanark, primitiva vila
na Escócia cujo diferencial era a disponibilidade de queda d’água que gerava energia para quatro unidades têxteis.
A atividade manufatureira no lugar havia sido iniciada por David Dale e Richard Arkwrigth, em 1784, como uma das primeiras do tipo na Escócia. O visitante ficou encantado com a beleza do lugar e confessou ao companheiro de viagem o desejo em lá se instalar para por em prática experiência que há muito cogitava.
Após ter sido apresentado ao industrial David Dale, arrendou as unidades fabris por vinte
anos. Ao se instalar em New Lanark aos vinte e oito anos de idade, em janeiro de 1799,
encontrou um sistema de vida e de trabalho em pleno vigor. Crianças de até seis anos de
idade eram submetidas a uma jornada de trabalho superior a doze horas diárias – das seis
da manhã às sete da noite – seqüenciadas por um período de instrução, o que dificultava o recrutamento
de mão-de-obra. As famílias viviam submetidas a vícios, roubos, dívidas, doenças e pobreza, em situação de indigência, consumindo mercadorias de qualidade inferior, sob preços elevados. Ao constatar as fragilidades da qualidade de vida da população, Owen destinou esforços para inaugurar um novo sistema de gestão cujo intuito
seria a diminuição dos maus tratos, ressalvados o princípio da justiça e a generosidade, conforme crença própria.
Após oito meses de convívio com a família Dale, em setembro de 1799 casou-se com a filha do milionário.
Desde então, passou a se dedicar aos ideais e experimentos sociais que ambicionava, registrando os conteúdos sob a forma de ensaios (essays).
O sistema de idéias de Robert Owen: agrupando fundamentos da Gestão Social
Defensor da idéia de que o ambiente físico-cultural molda o caráter humano e uma vez
não professando qualquer religião, por acreditar que a fé contribui para tornar o homem
irracional e egoísta, Owen foi patrocinador da educação. Embora tenha freqüentado a escola
por curto período de tempo e, mesmo assim, se tornado homem culto e bem-sucedido,
esteve sempre identificado com a classe trabalhadora, ainda que sob uma perspectiva não
revolucionária. Tão logo alcançou sucesso, acumulando fortuna, concebeu o cooperativismo,
investiu em esquemas de ensino e no desenvolvimento da vida comunitária, envolveu-se
com o socialismo inglês, tratou de assuntos relacionados à urbanização e implementou estratégias de gestão inovadoras, destinadas à promoção da qualidade de vida do
trabalhador. São vastos, portanto, os empreendimentos e iniciativas sociais de Owen, o que contribuiu tanto
para a captação de admiradores – os adeptos do cooperativismo, por
exemplo – quanto de críticos – os seguidores da Teoria Crítica.
O cerne do pensamento de Owen está em dois textos, tendo sido utilizada como fonte,
para a síntese a seguir, a edição de Gatrell (1970). A New View of Society possui quatro
ensaios. O primeiro, On the Formation of Character, foi escrito em 1812 e publicado no
início de 1813. O segundo, The Principles of the Former Essay Continued and Applied in
Part to Practice, foi escrito e publicado no final de 1813. O terceiro e quarto ensaios – The
Principles of the Former Essay Applied to a Particular Situation e The Principles of the
Former Essay Applied to Government – foram escritos simultaneamente e publicados para
venda, como segunda edição, em 1816, alcançando ampla circulação tanto entre as principais
lideranças políticas, literárias e religiosas da Grã-Bretanha, quanto entre governantes da
Europa e dos Estados Unidos. O outro texto, Report to the County of Lanark, escrito em 1820,
é considerado o primeiro enunciado de princípios socialistas publicado no Reino Unido, o
que fornece a Owen a condição de pioneiro teórico do socialismo (SARGANT, 1860).
Conforme registro anterior, para o mapeamento de fundamentos da Gestão Social, a partir
do pensamento de Owen, a seqüência da exposição dos dois textos foi mantida.
Ação social vinculada a resultados econômicos
A idéia da intervenção social, na forma como aparece em A New View of Society, no
intróito An Address, está diretamente vinculada a princípios como maximização de
resultados e ordem. Nesse endereçamento que faz aos superintendentes de fábricas, Owen questiona
as perdas de tempo e de recursos financeiros resultantes dos esquemas de gestão em prática, garantindo
que retornos de capital, de até 100%, podem ser alcançados mediante, não apenas investimentos em
máquinas e instrumentos, limpos e bem-cuidados, mas, igualmente, em pessoas: a) treinadas, com energia e determinação no trabalho; b) tratadas com generosidade, de forma que os desafios mentais não ocasionem conflitos;
c) dedicadas ao desempenho, o mais perfeito possível, do cargo; d) alimentadas com quantidade suficiente de comida sadia e outras necessidades de vida; e ) fisicamente preservadas, em boas condições de trabalho, de forma a evitar a ausência ou a deterioração prematura.
Esquema educacional para a formação do caráter
No primeiro ensaio, cujo conteúdo central é a descrição de dois princípios gerais,
Owen aborda a miséria, os vícios, os crimes e a ausência de oportunidades de educação para
os trabalhadores, majoritariamente crianças. Em seguida, afirma que o conteúdo por ele
retratado está fundamentado em mais de vinte anos de experiência, período em que a verdade
e a importância do que escreve foi comprovada em múltiplos experimentos.
O primeiro princípio assevera que o caráter, do melhor ao pior, do mais ignorante ao
mais esclarecido, pode ser moldado, em qualquer comunidade, através da aplicação de
apropriados meios em grande parte sob o comando e controle daqueles que têm influência
nos relacionamentos do Homem. A idéia central defendida é que procedimentos de formação do
caráter, uma vez implementados, asseguram o bem-estar da sociedade. Desta forma, as
crianças poderiam ser treinadas para adquirir linguagem, sentimentos e crenças, ou mesmo
hábitos e costumes, não contrários à natureza humana. Ao invés da punição de crimes
provenientes do tipo de caráter socialmente compartilhado, poderia ser adotada a prevenção,
pois, os ânimos irritantes e furiosos, conseqüências da ignorância, seriam gradualmente
substituídos pela mais isenta e conciliadora confiança e boa vontade. Não seria justo,
portanto, garantir a um grupo reduzido de indivíduos – a elite governante – o direito de
impor leis e punir quando eles negam instrumentos de formação.
Cooperação da classe privilegiada ao bem-estar
O segundo princípio reza que a felicidade individual só pode ocorrer mediante padrões
de comportamento que garantam a felicidade coletiva. Passando do estágio de ignorância
para o estágio da inteligência, o Homem descobre que a felicidade individual se expande somente na proporção
em que ele ativamente se esforça para expandir a felicidade de todos ao seu redor. Tal princípio, que não admite
nem exclusão e nem limites, tem como base o pressuposto de que os extraordinários eventos da época estavam contribuindo para preparar o caminho. Considerando o fato de que a essência da sabedoria das classes privilegiadas
estaria na cooperação com as demais, um pouco de reflexão por parte dos privilegiados asseguraria uma linha de conduta – sem revolução, sem guerra ou derramamento de sangue – necessária à preparação de todo o mundo para receber princípios destinados à construção
de um sistema de felicidade. Os governos de todos os países deveriam, portanto, estabelecer planos racionais de educação – de formação geral do caráter dos cidadãos – treinando
crianças nos bons hábitos de todas as espécies. Aos céticos, que considerariam essa idéia encantadora e bela em teoria, mas visionária para ser colocada em prática, Owen exibe
exemplo prático – a experiência dos três mil habitantes de New Lanark, no inicio do Século XIX.
Filantropia e caridade
O teor do segundo ensaio é uma explanação das vantagens advindas da aplicação dos
princípios apresentados no primeiro ensaio. Um dos mais importantes benefícios, quando
postos em práticas os dois princípios gerais, seria a indução à crença de que cada homem
deve ter caridade – charity – por todos os homens. O domínio coletivo surge, novamente, vinculado à defesa de
que as circunstâncias comuns de vida podem ser modeladas pela via da organização particular do indivíduo e,
ainda, pela afirmação de que as crianças podem ser formadas conjuntamente. Os princípios apresentados, de
acordo com Owen, são instrumentos de criação de sentimentos – sem o emprego da força ou a produção de
qualquer ação contrária – capazes de conduzir os detentores de propriedade a uma concessão de recursos,
não apenas para amigos e cidadãos, mas, também, para os habitantes de todas as partes da terra.
O ideário e as práticas irracionais da época seriam reflexos da ignorância parcial de antepassados e de
contemporâneos formados sob o receituário prévio.
Instituição de normas de convívio social
As vantagens práticas da aplicação dos princípios aparecem nas narrativas da trajetória
de fundação de New Lanark e da superação de circunstâncias adversas, por parte do
pioneiro David Dale, e nas posteriores melhorias da condição geral de vida dos cidadãos da
vila após a implantação de inovações sociais pelo próprio Owen. Conforme declara, as
inovações implementadas partiram do estudo da completa extensão dos males e da caracterização das verdadeiras causas e efeitos. Para os furtos, não foram instituídos instrumentos legais de punição ou prisões, e, sim, checagens regulares e normas de
prevenção.
Controle do trabalho infantil
O esquema de absorção de crianças-aprendizes a partir dos seis anos, recebidas de
casas públicas de caridade, foi descontinuada, tendo sido estabelecido o limite mínimo de
dez anos de idade para o trabalho. As crianças passaram a estudar, em escola na própria vila,
a partir dos cinco até dez anos de idade completos, sem custos para os pais. Eram ensinadas
em ambiente de completo prazer e deleite, afirma Owen, antes do engajamento no emprego.
Urbanização e atenção à saúde coletiva
Os investimentos nas crianças foram acompanhados, simultaneamente, por outros de
atendimento às necessidades básicas, de atenção à saúde e de urbanização da vila. As casas
tornaram-se confortáveis e as ruas agradáveis, com alamedas e jardins. Mantimentos de
melhor qualidade encontravam-se disponíveis para consumo a preços baixos.
Mudança social gradativa
A aplicação dos princípios que defende, sugere Owen, deve partir de minuciosa e
abrangente visão do estágio da sociedade. As causas dos males devem ser traçadas com
precisão e os meios mais fáceis e simples devem ser imediatamente aplicados para
remover-los.
Para produzir melhores resultados, o conjunto das mudanças desejadas deve ser
implantado de forma tão gradativa quanto aparentemente imperceptível, pois, assim, a
inclinação para resistências é removida e tempo será dado para que a razão fragilize a força
dos danos nocivos existentes. A remoção do primeiro mal prepara o caminho para a remoção
do segundo e, em progressão geométrica, os dirigentes do sistema logo serão gratificados
pela magnitude dos benefícios idealizados.
Sistemas nacionais de emprego e de educação
Há, contudo, a necessidade de medidas governamentais. Ao sugerir ao governo a
criação de um sistema nacional de formação do caráter, registra Owen que os governantes
devem disponibilizar uma reserva de empregos para suprir demandas da classe trabalhadora.
Esses empregos devem estar vinculados ao interesse nacional, de forma que o público possa
tirar vantagens em igual proporção aos custos requeridos.
Educação infantil
No terceiro ensaio há comentários a respeito do New Institution, centro destinado
principalmente à educação infantil, equipado com play-ground, cuja criação foi direcionada,
dentre outras razões, para afastar as crianças dos costumes e tratos incorretos dos pais (não educados) colocando-as em situação segura na aquisição dos melhores hábitos e princípios.
Lazer e descanso semanal
O ser humano necessita de descanso em virtude da ocupação diária. Todos aqueles que
pretendem fornecer felicidade à humanidade, não devem falhar em provir entretenimento e
recreação. A concepção de um dia de descanso por semana – o Sabbath – tem, originalmente,
esse intuito e, para corrigir aproveitamentos indevidos, seria necessária a introdução, nos
demais dias da semana, de medidas inocentes de entretenimento e recreação. Inocente, é
factível deduzir, implicava a exclusão de diversões envolvendo bebedeira e jogatina, tema
em pauta para os britânicos tanto naquele tempo quanto nos dias atuais.
Dentre as medidas inocentes de lazer, os habitantes da vila tiveram disponíveis áreas
de jardinagem e de plantio de batatas, para cultivo durante os períodos de verão, além de
passeios públicos. O belo cenário natural de New Lanark é descrito, não apenas como o mais
econômico, mas, também, como o mais gratificante prazer que o indivíduo pode desfrutar e,
por conseguinte, todos os homens podem ser facilmente versados a fazê-lo.
Emancipação humana
É mais fácil conduzir a humanidade para a virtude, ou para a conduta racional,
mediante a oferta de entretenimentos inocentes do que pela via de controles inúteis, que
podem ser repugnados prejudicando boas qualidades. Segundo Owen, em todos os tempos e
territórios o homem parece ter, às cegas, conspirado contra a felicidade, permanecendo
ignorante em relação a ele próprio, como o foi em relação ao sistema solar em tempos
anteriores a Copérnico e Galileu. O tempo para a emancipação da mente humana não havia
chegado até então e o mundo não se encontrava preparado para tal. Contudo, a partir das
grandes mudanças que se processavam, Owen acreditava que o homem dava passos
importantes em direção a outro grau de inteligência que a natureza própria proporcionava.
Relações de gênero e definição de papeis sociais
A pedagogia do New Institution envolvia uma concepção de sociedade ajustada à
definição de papéis sociais por gênero. Para os garotos, era meta ensinar a ler bem, entender
o escrito, escrever em letra legível e compreender e usar as regras fundamentais da
aritmética.
Às garotas cabia ensinar, também, a costurar e compor vestimentas familiares. Após
Dominar essas habilidades, deveriam comparecer à cozinha pública e às salas de refeição e, ainda, aprender a preparar comida de forma econômica e a manter a casa limpa e
bem-cuidada.
Educação (e doutrinamento) de jovens e adultos
No período noturno ocorriam lições destinadas à preparação dos adultos: a) em
métodos apropriados para criar as crianças, tornando-as criaturas racionais; b) na forma
como destinar os recursos oriundos do trabalho; c) na forma como reservar as sobras.
Todos eram questionados sobre o progresso nos conhecimentos úteis e estavam consentidos
a perguntas e discussões. O New Institution funcionou, ainda, como templo, difundindo um ideário por Owen considerado factual. Ainda que crítico da Igreja, pronunciando-se cético, traçou uma cartilha de princípios cujo conteúdo ergueria uma religião vital – vital religion – capaz de trazer paz e felicidade ao homem via operação pragmática de formação do caráter.
Trabalho voluntário
Uma vez que nem todos agem racionalmente, sendo ensinados à arte da guerra desde a
infância, os homens de New Lanark foram treinados em táticas de defesa para utilizá-las
quando atacada a comunidade. Assim, o New Institution forneceu treinamento no manuseio
de armas de fogo que contribuiriam para a saúde e o estado de espírito, dando postura apropriada aos jovens, além de hábitos de atenção e ordem. Apesar de Owen não mencionar,
é importante pontuar que essa iniciativa se encontrava em sintonia com um amplo
movimento nacional de formação de associações militares voluntárias, tema retratado por
Gee (2003) em The British Volunteer Movement 1794-1814.
Saúde preventiva e fundo previdenciário
Havia expediente destinado a assegurar aos indivíduos da vila um recolhimento seguro
na aposentadoria, sob provisão e refúgio em condições confortáveis. Todos os empregados
no local contribuíam para um fundo que sustentava o trabalhador afastado por doença ou quando houvesse cumprido a vida útil para tarefas industriais.
Fundo moradia
A garantia do conforto na aposentadoria envolvia a construção de moradias cuja posse,
por parte do trabalhador, ocorria, sem coação, mediante a economia de quantia mensal de
forma que, ao final de um dado número de anos, pagasse o valor total do imóvel.
Desenvolvimento comunitário
O fundo criado era, igualmente, uma espécie de poupança que financiava o conforto
das moradias, envolvidas por jardins e resguardadas por plantações e calçadas. Uma vez
ocupando a residência, o trabalhador passava a receber um valor financeiro suficiente para o
sustento. Tal política teve o intuito de incrementar a fixação das famílias na vila.
Política pública de combate à miséria
Owen discutiu a pobreza, o consumo de bebidas alcoólicas, o crime e a jogatina entre
os pobres, o que o levou a escrever carta de recomendações ao governo britânico, objeto do
quarto ensaio.
Quadro 1: Síntese das interfaces entre idéias e experiências de Owen e a agenda da Gestão Social
Agenda de Owen Agenda contemporânea no Brasil
Qualidade de Vida no Trabalho
Esquema educacional para a formação do caráter Educação continuada
Atenção às necessidades básicas e à saúde Auxílios transporte, alimentação e saúde
Fundo moradia Financiamento para aquisição da casa própria,
Lazer e descanso semanal Flexibilidade da jornada de trabalho e saúde ocupacional
Saúde preventiva e fundo previdenciário Plano empresarial de saúde e previdência
Responsabilidade Social Corporativa
Ação social vinculada a resultados econômicos Ação social vinculada à imagem corporativa
Cooperação da classe privilegiada ao bem-estar Contribuição empresarial à amenização da e exclusão social
Instituição de normas de convívio social Códigos de ética e de conduta nas organizações
Controle do trabalho infantil Combate ao trabalho infantil
Mudança social gradativa Política de articulação social
Terceiro Setor
Filantropia e caridade Organizações filantrópicas e caritativas
Sistemas nacionais de emprego e de educação Alternativas de emprego e renda e capacitação
Educação infantil, de jovens e de adultos Educação de Jovens e Adultos – EJA e básica
Trabalho voluntário Trabalho voluntário e voluntariado empresarial
Emancipação humana Organizações de proteção e defesa de direitos de minorias
Relações de gênero e definição de papéis sociais Condição e direitos da mulher
Política pública de combate à miséria Fome Zero
Regulação, trabalho e riqueza Parceria público-privada e concentração de renda
Gestão Ambiental
Urbanização e atenção à saúde coletiva Uso do espaço urbano, saneamento e saúde pública
Desenvolvimento comunitário Desenvolvimento Local Integrado e Sustentado - DLIS
Fonte: elaborado pelos autores
Regulação, trabalho e riqueza
O conteúdo do texto Report to the County of Lanark tem igualmente apelo público-governamental
com foco no papel regulador do Estado e na apresentação do esboço de plano
de ação destinado à superação de problemas relativos ao emprego de mão-de-obra no campo
e na cidade. Owen afirma que a disponibilidade de empregos, com ganhos suficientes para
manter uma família trabalhadora, é aspiração geral e que tal meta não pode ser alcançada
até que o governo e o legislativo adotem medidas para remover obstáculos que, de outra
forma, manterão a classe trabalhadora na pobreza e insatisfeita, gradualmente contribuindo para a deterioração dos recursos do Império.
O trabalho é reconhecido como a fonte geradora de toda a riqueza. Os mercados, por
sua vez, crescem em virtude da remuneração à classe trabalhadora e são mais ou menos
ampliados na proporção em que essa classe esteja bem ou mal remunerada. Avalia, então, que
os arranjos existentes não estariam remunerando o trabalhador adequadamente, e, em
conseqüência, os mercados iriam fracassar. Assim, propõe a intervenção do governo e do
legislativo, o que é detalhado sob a forma de um esboço de plano.
Há, aqui, uma tentativa de teorização. Owen fala nas Ciências Sociais, em Economia
Política e no poder do conhecimento, questionando o sistema de valor ajustado ao ouro e à
prata, para defender o trabalho humano como padrão natural de valor. Ao recorrer, mais uma
vez, à defesa da instrução como artifício para superar a miséria, aconselhando políticas ao
legislativo e ao governo, o esforço teórico fica ofuscado.
Apreciação crítica e reflexões finais
Considerando o fato de que não foi objeto da pesquisa a justificação teórica do
construto Gestão Social e, sim, um resgate histórico de iniciativas que se aproximam de tal
concepção, a discussão retratada merece contrapontos.
É pertinente retomar, inicialmente, as delimitações do estudo. A leitura e crítica,
centradas em iniciativas de Robert Owen por razões já apontadas, não contemplaram outros
inovadores sociais da época da Revolução Industrial estando circunscritas a um período de
tempo, contexto sócio-econômico e espaços político-jurídico e físico específicos. Assim
sendo, não se pretende anular o valor das inovações acima narradas, ocorridas em um
passado remoto do ponto de vista da Ciência da Administração.
Na trajetória particular de vida, Owen se apresentou como empresário bem-sucedido,
teórico educacional e reformista social de tal forma que leituras a respeito das suas
iniciativas convidam à adoção de cautela. Não se trata de um acadêmico ou teórico e, possivelmente, isso explica a ausência de rigor quer na apreciação do contexto social que vivenciou quer nas afirmações e alternativas apresentadas. A linguagem empregada é
incisiva na defesa de um sistema ideal e apelativa na explanação de exemplos pessoais para convencer. O cerne da obra pode ser tomado, assim, como retórica, insuficiente à
constituição de uma teoria. Se, por um lado, criticou a ganância e a acumulação de riqueza,
por outro, tirou proveito da situação e fez fortuna pela via da exploração e da apropriação
do resultado do trabalho alheio. Se, por um lado, criticou as condições gerais de vida e de trabalho da época, de outra forma, denominou como ato de benevolência as concessões e inovações dos detentores de propriedade na busca por mão-de-obra – inclusive aquelas desenvolvidas por ele próprio.
No primeiro ensaio de A New View of Society, quando se dirige ao público britânico,
defende a idéia de que o mal por ele retratado advém de erros de antepassados e que, uma
vez identificadas as suas causas, medidas – o termo por ele empregado é remedy – devem
ser implementadas de forma a gerar benefícios e produzir o mínimo possível de inconveniências.
Em mensagem que endereça aos superintendentes de fábricas, descreve a gestão empresarial
como um sistema composto de várias partes em que mãos se articulam com equipamentos e
máquinas para produzir o mais elevado ganho para os proprietários. O questionamento em
torno do conteúdo ético desse sistema social de exploração do homem pelo homem,
resultante da Revolução em processo – e não do passado – é, portanto, negligenciado.
As políticas sociais de Owen foram arquitetadas como resposta ou, no mínimo,
moldadas por movimentos de oposição. Está posto no segundo ensaio de A New View of
Society que, da mesma forma que em outros países, havia por parte das classes inferiores da
Escócia intenso preconceito à autoridade estrangeira, especialmente à inglesa. Com negócios
prévios em Manchester, Owen enfrentou fortes aversões, agravadas por haver sucedido
David Dale – sob cuja tutela os trabalhadores agiam da forma como desejavam –, por
professar crença religiosa diferente e por que os trabalhadores passaram a cogitar que mecanismos de opressão seriam impostos para extrair maiores resultados do trabalho. Os eventos de ataques e
defesas que, segundo declara, duraram dois anos, são narrados não como mecanismos de
resistência enfrentados que demandavam a adoção de medidas sociais, mas, sim, como um
quadro adverso contornado pelo mérito profissional do estrangeiro – um dado
temperamento, paciência e confiança na validade dos princípios que fundamentavam a
conduta própria.
Owen advoga valores – valiosos princípios – que, em essência, partem de um peculiar
ponto de vista das transformações ocorridas na sociedade britânica entre meados dos
Séculos XVIII e XIX e de preferências pessoais, idealizando e produzindo instrumentos que curariam os males sociais
da época. Por se encontrar descolada da investigação em torno das efetivas causas que determinavam o contexto social, político e econômico por ele criticado,
a obra não se configura, sequer, como um paradigma coerente entre as preocupações
abordadas e as respostas – remédios – recomendadas. Palavras dirigidas à Sua Alteza Real o Príncipe Regente do Império Britânico, no primeiro ensaio de A New View of Society,
sugerem outras fragilidades, conforme ilustram as afirmações a seguir:
- os ensaios foram escritos para mostrar que a origem da miséria pode ser localizada
na ignorância daqueles que governam e daqueles que são governados;
- os princípios revelados são qualificados para desenvolver uma prática que, sem
muita mudança aparente, e sem qualquer desordem pública, progressivamente removerá
as dificuldades daqueles que no futuro poderão governar e o descontentamento daqueles
que deverão ser governados.
Ao desviar a origem dos problemas provenientes da Revolução Industrial do tipo de
relação sócio-econômica estabelecida, localizando-a ora na ignorância de governados e
governantes e ora na culpa aos antepassados, Owen debilita o sistema de idéias traçado
especialmente por defender que certo aparelho de formação do caráter humano disseminaria
felicidade por todo o meio social. É precária a defesa de que doenças, pobreza, crime e maus
tratos são conseqüências da ignorância e que podem ser superados através da formação. É
igualmente precária a declaração de fé de que um dado aparelho educacional torna possível –
sem conflitos, sem derramamento de sangue e sem guerras – uma nova conformação social,
pela via da difusão de ideais como cooperação, benevolência e caridade e de uma peculiar
concepção de justiça e eqüidade, mantido o sistema de exploração.
Owen não discute a necessidade de superação da ordem econômica prevalecente e
sequer questiona a legitimidade do lucro. Além disso, ao propor medidas exteriores ao
sistema, falha tanto na formulação de uma teoria crítica quanto de uma teoria legitimadora
das transformações em processo. Por navegar entre censuras aos efeitos do modelo sócio-econômico em vigor sem se opor ao conteúdo central do sistema, qual seja, a exploração e a
apropriação objetiva do resultado do trabalho alheio, provenientes de um determinado tipo
de relação social, se torna parte integrante da crítica de Engels (1920). Aliás, no terceiro
ensaio de A New View of Society, o conhecimento e a formação do caráter humano aparecem como resultado de um desenvolvimento natural, profundamente influenciada por idéias e hábitos de antepassados, e apenas sutilmente derivados da relação do homem com o mundo material.
As fragilidades identificadas em Owen não diferem, contudo, daquelas que podem ser
creditadas ao construto Gestão Social, conduzindo às seguintes constatações: a) ambos
partem de conjecturas idealizadas a respeito do estágio presente do meio social e
organizacional e não de uma rigorosa reflexão em torno do caráter das relações do homem
com o semelhante e com a natureza; b) articulam estratégias de gestão organizacional direcionadas à amenização de efeitos indesejáveis oriundos do tipo de relação social prevalecente sem questionar as origens;
c) dão formato estético a elementos de gestão que, em essência, privilegiam a racionalidade
substantiva ao tempo em que conservam processos de trabalho e de vida que inibem – ou
retardam – a efetiva emancipação humana; d) em virtude das fragilidades anteriores,
aparecem sob a forma de fragmentos e não compondo um corpo teórico único e coerente.
Em síntese, tanto as experiências pretéritas de Owen quanto aquelas hoje aglutinadas
em torno do construto Gestão Social, podem ser lidas como inovações organizacionais a
partir das quais o capitalismo dissemina prêmios eventuais, ao tempo em que o
individualismo se sedimenta como crença, inclusive para os não detentores de propriedade (GATRELL, 1970).
De forma dialética, são, também, conquistas sociais alcançadas pela via do progresso
tecnológico em sincronia com movimentos de resistência e de retomada gradativa de
consciência do Homem em torno das condições gerais do ambiente e de vida do semelhante.
Por fim, é factível afirmar que a composição das bases da Administração,
independentemente da perspectiva teórica adotada, deve ser localizada no tempo e no espaço,
nos contornos político-jurídicos – ideologias, resistências e sistemas de trabalho e de valores
em vigor – e na conformação do cenário sócio-econômico. É igualmente importante o
delineamento de biografias para que se possa identificar sistema de idéias e
convencionalismos dos atores envolvidos. Tal disposição mostrou-se aqui útil, em termos
gerais, à reflexão em torno da epistemologia da Ciência da Administração e, em termos
específicos, à indicação de pontos de estudo do pensamento e construto analisados. De outra
forma, as debilidades teóricas não anulam nem a relevância do pioneirismo de Owen, na
forma de pensar e de gerir negócios, e nem a tentativa dos estudiosos das organizações na
conformação da Gestão Social. Ao contrário, é parte integrante do compromisso de
consolidação da Ciência, exibindo os limites de leituras de reformas administrativas quando
descoladas da análise do cenário em que se dão. São dignos de apreciação, portanto, os
assuntos antes debatidos por Owen e hoje na agenda das sociedades, pois, ainda que tomados
como cabide ideológico, influenciam a vida de vários segmentos – teóricos revolucionários,
reformistas, empresários, trabalhadores, sindicalistas, acadêmicos, legisladores e governantes.
Fonte: Fundamentos da Gestão Social na revolução industrial: leitura e apreciação crítica.
Autoria: Washington Jose de Souza e Marcos Dias de Oliveira.
www.Justributario.com.br/biblioteca/.
Um comentário:
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