Relatório CDP: "O abismo do Carbono"
CDP = Carbon Disclosure Project – Projeto de Divulgação de Carbono
As maiores empresas do mundo necessitam duplicar o ritmo das reduções das emissões de CO2 para evitar as graves conseqüências do cambio climático. A maioria das empresas tem fixado seus objetivos de redução só até 2012, o que indica uma necessidade de liderança por parte dos governos.
Em quanto aos atuais objetivos de redução, as maiores empresas do mundo estão na senda de alcançar o nível cientificamente recomendado de emissões para 2089: 39 anos (desde 2050) é demasiado tarde, si se deseja evitar as nefastas conseqüências do cambio climático, segundo revela o informe de investigação ‘The Carbon Chasm– O abismo do carbono – que hoje sacou a luz Carbon Disclosure Project (CDP)
Este informe mostra que as empresas do Global 100 está atualmente atingindo uma redução de tão só 1.9% de CO2 por ano, o qual se encontra por baixo do 3.9% necessário para recortar as emissões nas economias desenvolvidas num 80% para 2050. Segundo o Painel Intergovernamental pelo Cambio Climático (IPCC), as economias desenvolvidas devem reduzir as emissões entre uns 80 – 95 % para o ano 2050, com o objeto de evitar os perigos do cambio climático.
O informe de investigação ‘The Carbon Chasm’ ( O abismo do carbono) que tem levado a cabo Carbon Disclosure Project, e apoiado por BT, se baseia em informação de dados do CDP de 2008, e analisa como as 100 maiores empresas do mundo estabelecem atualmente os objetivos de redução das emissões de CO2 e de que maneira estas são suficientes ou não para combater a longo prazo o cambio climático.
Dos objetivos de redução estabelecidos com fecha limite, a maioria (84%) os há fixado para o ano 2012 inclusive, o que coincide com o último ano do Protocolo de Kyoto (*) e sugere que as empresas esperam escutar as conclusões da Conferência das Nações Unidas sobre o Cambio Climático em Copenhague este dezembro (COP-15), antes de estabelecer novas metas de redução a mais longo prazo.
(*) Nota do Tradutor: É importante destacar que as metas do Protocolo de Kyoto não foram cumpridas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário