Translate

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

RSE -


Diagnostico

Isto mesmo é o que toda organização deve realizar quando decide trabalhar num Programa de Responsabilidade Social Empresarial:

* primeiro, um estudo da situação.

O que acontece é que em muitas ocasiões, aquele diretivo que tem a seu cargo propor uma estratégia de RSE, deve conhecer primeiro ao que se vai enfrentar. Para isso pode buscar em Google, consultar algum livro ou iniciar algum programa de capacitação que o acerca ao tema em questão.

Porém o que sempre estará latente será essa sensação de que “há algo do que já fazemos que possa ser considerado RSE”. Então, nesta instância quando cabe realizar o diagnóstico.

Propor a estratégia de RSE desde uma posição mais consolidada e com informação sólida, não só nos poupará um tempo muito valioso senão que permitirá concentrar-se ativamente naqueles pontos da gestão que necessitarão incorporar aspectos socialmente responsáveis em suas práticas cotidianas.

* Como fazer o diagnóstico de RSE?

Una opção é através de indicadores que nos permitam avaliar pontos sensíveis e a partir daí saberemos o que melhorar e o que manter.

Outra opção é realizar um diagrama de temas chave com aspectos como diálogo, direitos humanos, conciliação laboral, consumo responsável, etc. e ir avaliando através das distintas áreas da organização estes issues.

Também se pode aproveitar para incluir algum breve questionário para conhecer as áreas de maior interesse dos colaboradores ou o nível de aceitação pessoal sobre certas práticas responsáveis que logo podem volver-se de uso comum no dia a dia.

Em definitiva, o Diagnóstico de RSE é uma ferramenta essencial para poder propor-se um cambio efetivo e de impacto na gestão organizacional. Porém será o que de certa maneira nos terminará de definir o Norte a que devemos dirigir-nos para evitar navegar nas águas da confusão.

Nenhum comentário:

LA RECOMENDACIÓN DIARIA:

  LA RECOMENDACIÓN DIARIA redimir   no es lo mismo que  canjear   El verbo  redimir  no equivale a  canjear  ni a  cambiar , por lo que no e...