Constelações Familiares
É um método fenomenológico e terapêutico baseado na “Ordem do Amor” que rege nas famílias e todas as organizações humanas. Existem umas leis universais em todos os sistemas e uma consciência comum que cuida de todos os membros que pertencem a um sistema, não permitindo exclusões. É uma técnica utilizada em Terapia sistêmica familiar, criada e desenvolvida por Bert Hellinger. Seu objetivo é sanar ou curar as feridas psicológicas existentes nas famílias compreendendo-as como um sistema no que todos seus membros estão relacionados. Nossa história familiar afeta profundamente nossa personalidade, nosso comportamento e nossas relações. Moldam nossos valores, atitudes e crenças sobre nós mesmos, os demais e nossa vida. Constelações Familiares é um processo que nos permite ver e compreender os eventos e mistérios de nossa família.
Pelas Constelações Familiares aprendemos a TOMAR A VIDA TAL E COMO É
O objetivo duma Constelação Familiar é olhar cara a cara o que é real, sem julgar os fatos, e restabelecer a ordem no sistema, a ordem que sana. É um dos métodos mais rápidos e efetivos que há neste momento no panorama terapêutico para ver com precisão como são as dinâmicas e as implicações em famílias e organizações. A intervenção sistêmica se pode explicar como a criação duma nova ordem. Uma constelação familiar se cria quando uma pessoa quer aclarar um tema específico de sua vida. Reúne-se um grupo de pessoas, todas elas diferentes, com distintas inquietudes e dilemas a resolver, e se cria um círculo no qual se dará lugar às constelações daqueles que o solicitam, e dentro do qual quedarão todos os segredos e intimidades protegidos pelo respeito e o amor. Esta pessoa expõe ante o grupo seu tema e a partir de aí, é guiado por sua intuição, escolhe distintos membros do grupo como representantes das pessoas que formam sua estrutura familiar. A seguir coloca e relaciona os representantes no centro da sala. Feito isto a constelação cobra vida de forma que os representantes começam a sentir as emoções, medos e desejos das pessoas a quem representam. Com este método a origem da desordem sai à luz. De modo admirável e surpreendente, a verdadeira história da família se manifesta e expressa vendo-se com claridade pela primeira vez. O facilitador vai guiando as pessoas até uma constelação final onde cada qual toma a responsabilidade que lhe corresponde.
“Como conseguir a felicidade? Sempre por meio duma relação. A relação estabelecida é felicidade atingida.” B. Hellinger
Quando alguém não consegue prosseguir em seu dia-a-dia, na sua profissão, na sua família, no seu casamento, no seu relacionamento com os filhos, ou seja, lá onde for. Quando as soluções necessárias não estão à vista. Quando não encontramos nenhuma saída. Quando todos os conselhos falham; então nos encontramos em um ponto onde não conseguimos chegar às nossas habilidades, à nossa força, aos nossos recursos naturais.
Existem muitas fontes de força dentro de nós.
E muitos tesouros.
Que freqüentemente não são utilizados e por isso definham.
O nosso recurso natural mais forte são, entretanto, os nossos pais, e através deles, a vida em si.
Quem consegue tomar seus pais, e receber deles, retoma a sua força.
Através das Constelações Familiares temos a possibilidade de reatarmos essa força.
E nos engatar, como um membro nessa corrente que vem de longe, e fortalecidos dessa forma dominar a vida.
Constelações Familiares em sistemas Empresariais e Laborais.
A técnica das Constelações num sistema empresarial e pessoal, consiste em que o cliente escolha “pessoas não conhecidas” para representar a seus funcionários, departamentos de empresa, clientes, fornecedores, produtos, marcas, etc. Podendo-se apresentar qualquer questão tanto de organizações como do mundo laboral ou pessoal.
Esta forma é muito potente e eficaz. O Cliente se converte em observador e, através das reações dos representantes pode ver qual é a decisão mais adequada para melhorar a situação ou bem onde está o problema. Não é necessário dar informação sobre a organização, pelo que se garante a confidencialidade.
Com uma olhada rápida a qualquer tipo de situações podemos ver que está acontecendo e em que ponto está ajudando-nos esta informação a resolver conflitos e tomar decisões que nos coloquem no caminho da solução.
O que uma constelação empresarial pode mostrar:
Existe um chefe?
Quem é que manda nessa empresa?
Existe uma ordem ou ela está perturbada?
Cada um tem o seu lugar?
Todos estão contentes com o seu lugar? (por exemplo, de acordo com a sua qualificação, idade, tempo de firma?)
Todos estão ligados à empresa? São todos leais?
Alguém foi excluído? Alguém quer ir embora?
Onde está o cliente e o produto?
Qual o tipo de relacionamento da empresa ou dos funcionários com o cliente e o produto? O dar e o receber estão equilibrados?
Existe um padrão de fracasso na empresa?
A meta de uma constelação organizacional são soluções.
Através das constelações organizacionais se tornam visíveis soluções para um sistema.
Soluções que incluem mais e levam adiante.
A solução é a ordem, onde cada um tem o seu lugar.
É um lugar onde cada um se sente bem.
Se alguém não se sente bem em seu lugar, então, relacionamentos internos ou particulares devem ser esclarecidos.
Isso pode acontecer durante a constelação ou pode se indicar que existe algo aí que deve ser esclarecido.
Portanto, quando todas as análises e providências não ajudam, freqüentemente o que ajuda é uma olhada no sistema como um todo, e com isso uma olhada naquilo que atua atrás das aparências.
A solução é sempre uma solução para todos do sistema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário