Cambio climático:
que é?,
que fazemos? (I)
Desde 7 ao 18 de dezembro deste ano, os países do mundo, se encontrarão na cume de Copenhague 2009, para negociar um novo Protocolo que substitua em 2012 ao de Kyoto.
O fim último é traçar uma rota que conduza a uma estratégia global que logre atender o problema do cambio climático, o qual é sem dúvida o principal problema ambiental de caráter global.
Conceitos básicos
“Cambio Climático” ou “Aquecimento Global”, são frases que ultimamente escutamos a miúdo, mas Que significam?
Para entender o conceito de Câmbio Climático, é importante conhecer as seguintes definições básicas:
1) Atmosfera: É uma envoltura gasosa que rodeia a terra. De não existir, ou de ser muito tênue, como sucede na Lua, por exemplo, os câmbios diários de temperatura seriam enormes. É dizer, que a particular composição de nossa atmosfera atua como uma capa protetora contra as radiações que chegam do espaço, por uma parte; e por outra, ajuda ao planeta a conservar o calor que possibilita a vida sobre a terra.
2) Gases de Efeito Estufa: O metano, o óxido nitroso e o dióxido de carbono (CO2), existem de maneira natural em nossa atmosfera. Se lhes chama gases de efeito estufa. Em níveis equilibrados, atuam como o vidro duma estufa: capturam parte da energia do sol e ajudam a criar um clima adequado para a vida no planeta. Existem outros gases de efeito estufa, gerados pelos processos industriais, como o hidrofluorocarbono, o perfluoruro de carbono e o hexafluoruro de sulfuro.
O Aquecimento Global
Conhece-se como aquecimento global ou cambio climático o incremento progressivo da temperatura do ar e da água dos oceanos, como conseqüência da acumulação dos gases de efeito estufa, particularmente do CO2 e o metano.
A origem deste problema foi o incremento da presença de gases de efeito estufa na atmosfera. A vegetação do planeta é a encarregada de absorver o CO2 e produzir oxigeno. Mas pelos processos industriais e a queima de combustíveis fosseis, os seres humanos temos aumentado permanentemente a quantidade de ditos gases que se descarregam em nossa atmosfera.
Atualmente a natureza não da conta para processar-los; a situação se agrava ademais pelo desmatamento e queima de grandes extensões de bosques. Temos cada vez menos plantas para processar o CO2, e este se acumula cada vez mais na atmosfera.
Como conseqüência, nossa atmosfera é cada vez mais espessa. Na medida em que se volta mais grossa, a atmosfera captura muita energia irradiada que, de outro modo, haveria escapado ao universo.
Este excesso de energia acumulado eleva perigosamente a temperatura do ar e dos oceanos. Em isto consiste a crise ambiental conhecida como cambio climático ou aquecimento global.
Ambiente em Letras é una publicação da Fundação Terra Viva
A reprodução do conteúdo está autorizada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário