Translate

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

ImportaRSE - Florianópolis

ISO 26000 DIS

15 Setembro 2009

Ontem, 14 de Setembro, o grupo de trabalho que elabora ISO 26000 publicou o Rascunho da Norma Internacional ISO 26000; esta é a penúltima etapa de rascunho da norma, à qual somente lhe seguirá o FDIS, o qual, de ser aprovado se convertera em norma; pelo tanto este borrador publicado ontem, se espera tenha poucos câmbios e ademais que a maioria não sejam significativos.

Este documento sai para votação e comentários e o período começa hoje mesmo e concluem 14 de Fevereiro de 2010, um bom presente para todos aqueles que têm posto seu esforço para que esta norma se desenvolva e veja a luz.

· Futura norma ISO 26000 sobre Responsabilidade Social publicado como projeto de norma internacional

O futuro da Norma Internacional ISO 26000, Guia sobre a Responsabilidade Social, há atingido uma fase importante em seu desenvolvimento, com sua publicação como um Projeto de Norma Internacional (DIS).
Um período de cinco meses de votação (a partir de setembro 14, 2009-fevereiro 14, 2010) há começado, durante o qual os organismos nacionais membros da ISO poderão votar e comentar o texto. As organizações participantes do enlace também podem comentar. Os comentários se discutirão na próxima reunião do Grupo de Trabalho de ISO sobre Responsabilidade Social (ISO / WG SR), que está desenvolvendo a norma ISO 26000, em maio de 2010. Se a votação do DIS tem êxito, o documento, com as eventuais modificações, será distribuído aos membros da ISO como Final Draft International Standard (FDIS). Se esse voto é positivo, ISO 26000, a continuação, será publicada como uma norma internacional a fins de 2010.

ISO 26000 proporcionará, harmonizada a nível mundial, a orientação pertinente sobre a base de um consenso internacional entre expertos representantes dos principais grupos interessados e fomentará assim a aplicação de melhores práticas em todo o mundo da Responsabilidade Social.

Na introdução ao projeto de norma inclui os seguintes mensagem claves, indicando que a norma ISO 26000:

•Proporciona orientação sobre os princípios básicos de responsabilidade social, as matérias básicas e questões relativas à responsabilidade social e sobre a maneira de integrar o comportamento socialmente responsável nas estratégias de organização, os sistemas, práticas e processos
•Pretende ser útil para todo tipo de organizações sem fins de lucro nos setores privado, público e não governamentais, já sejam grandes ou pequenos, que operem nos países desenvolvidos ou em desenvolvimento.
•Não é um sistema padrão de gestão. Não é sua intenção, nem se considera conveniente seu uso a efeitos de certificação, regulamentaria ou contratual.
Esta prevista sua utilização através dos princípios para abordar a responsabilidade social.
•Noventa e um países e 42 organizações com estatuto de enlace estão participando no ISO / WG SR, baixo a direção conjunta dos membros da ISO para Brasil (ABNT) e Suécia (SIS). Os seis principais grupos de interesse estão representados: a indústria; sindicatos de trabalhadores; os consumidores: as organizações não governamentais, de serviço, apoio, investigação e outros, assim como um equilíbrio geográfico e de gênero dos participantes.

•A orientação na norma ISO 26000 se baseia nas melhores práticas desenvolvidas pelas iniciativas existentes em Responsabilidade Social nos setores público e privado. É coerente e complementaria as declarações e convenções pertinentes das Nações Unidas e de seus componentes, especialmente a Organização Internacional do Trabalho (OIT), com que a ISO há estabelecido um Memorando de Entendimento (MoU) para garantir a coerência com as normas de trabalho. ISO também há firmado memorandos de entendimento com as Nações Unidas - Oficina do Pacto Mundial (UNGCO) e com a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) para melhorar sua cooperação no desenvolvimento da norma ISO 26000.

Nenhum comentário:

LA RECOMENDACIÓN DIARIA:

  LA RECOMENDACIÓN DIARIA el maratón  y  la maratón ,   formas adecuadas   La palabra  maratón  puede emplearse tanto en masculino  ( el mar...