Translate

terça-feira, 29 de setembro de 2009

MANAGEMENT

“Mantente alejado de la gente que intenta menospreciar tu ambición. La gente pequeña siempre intenta eso, mientras que los grandes hacen sentir que uno también puede ser grande”

Mark Twain

JIM COLLINS

Que significa ter liderança de nível 5?

Em seu livro “Good to Great”, Jim Collins declara que só 11 empresas na história puderam passar de ser boas a ser grandes. Que tiveram em comum? Segundo Jim Collins, todas têm liderança de nível 5. Descubra que significa ter liderança de nível 5 e em que nível se encontra.

Nível um: alguém que contribui com seu talento, conhecimento, capacidades e bons hábitos de trabalho.

Nível dois: sabe trabalhar em equipe e é capaz de trasladar suas capacidades individuais à execução dos objetivos do grupo e trabalha efetivamente com os outros membros da equipe.

Nível três: um administrador competente. Sabe organizar pessoas e recursos para atingir eficientemente os objetivos pré-estabelecidos.

Nível 4: é capaz de dar um passo mais e se converte num líder eficaz, que fomenta o compromisso e uma fervente busca de uma visão clara e convincente, logrando padrões de rendimento muito mais altos.

Então, quais são as características dum líder de nível 5?

1) Uma busca de resultados sustentáveis: a diferença entre um líder de Nível 5 e outros líderes, é que são motivados a produzir resultados sustentáveis para sua organização. A idéia é que os líderes de nível 5 podem gerar um câmbio em longo prazo e sustentável.

2) Uma eleição de sucessores: aos líderes de nível 5 lhes interessa mais o êxito da organização que seus logros pessoais. Querem deixar seu legado numa organização que continua crescendo. Têm suficiente confiança em se mesmos para contratar gente competente.

3) Modéstia: devem mostrar sincera humildade. Atuam com determinação e se apóiam em padrões inspirativos e não num carisma inspirador para motivar.

4) Assumem responsabilidade: se sentem responsáveis quando as coisas saem mal. Ademais, raramente buscam o reconhecimento, preferem atribuir o êxito a outros fatores.

5) Têm um objetivo organizacional: A máxima ambição do líder de Nível 5 é, primeiro e principal, à organização. Seu anelo de uma organização de êxito pesa mais que sua busca de recompensas pessoais.

Fonte: HSM Global. Espanha

Nenhum comentário:

LA RECOMENDACIÓN DIARIA:

  LA RECOMENDACIÓN DIARIA gepetear , neologismo válido   El verbo  gepetear  es un neologismo válido que se emplea en ocasiones con el senti...