Translate

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

ImportaRSE - Florianópolis


Chegando ao planeta Orwell segundo JUAN Bolea.
O olho do grande irmão ou cibernético ciclope alcança cada dia ver mais longe. Pouco a pouco, nos goste ou não, vai desvelando também os segredos dos rincões de nossa alma.
Não é só já uma câmara, uma rede de imagens. Agora é uma nova disciplina de cálculo, a chamada, no argot dos numerati -- seus, mais que segredos, discretos praticantes--, matemática estocástica, a que, graças a suas confidenciais análises de nossos comportamentos cotidianos, de nossos reflexos domésticos, todo o vê ou verá. A que concederá aos numerati o total poder derivado de saber-lo todo sobre nós.
Stephen Baker, especialista em nanotecnologia e blogs, há abordado os múltiplos interrogantes derivados da proliferação de monumentais bases de dados pessoais num interessante ensaio titulado, precisamente, Numerati (Seix Barral). Uma nova organização --uma nova máfia? chegará a perguntar se o autor—Ele trabalha faz anos para partidos políticos, empresas multinacionais, governos... "Sua meta consiste em analisar nossos atos para averiguar nossos hábitos; que compramos, a quem votamos, incluso a quem amamos. Os resultados são funestos: manipula nossa conduta, nossa privacidade se evapora."
O tema de fundo é aterrador. Imagine você a um destes numerati trás de sua pista. Graças a sua sofisticada tecnologia e os seus computadores, esse grande irmão na sombra será capaz de conhecer seus movimentos bancários e compras, delimitando os dias que você vai ao ginásio, à livraria ou ao pub, desvelando suas marcas favoritas de cachaça ou de macarrão, deduzindo as jornadas que tem estado enfermo e a causa de que, marcando aquelas nas que tem viajado e averiguando aonde e tal vez por que... Dono de toda essa informação, do mapa de nossos cliques nas páginas webs de imobiliárias, programas cinematográficas ou centros comerciais, o numerati se aplicará a cruzar retratos robôs com outros usuários susceptíveis de comprar um determinado carro ou trocar de marca de cereais, sem limite para sua voracidade. Ávidos de informação, os numerati mergulharão na blogosfera, ou em nossas vidas privadas, a fim de estabelecer nossos hábitos laborais, diagnosticar nossa produtividade e... classificar-nos, reduzir-nos a um nível, a uma fórmula?
Estamos chegando ao planeta Orwell?


REAL ACADEMIA ESPAÑOLA
DICCIONARIO DE LA LENGUA ESPAÑOLA - Vigésima segunda edición

estocástico, ca.
(Del gr. στοχαστικός, hábil en conjeturar).
1. adj. Perteneciente o relativo al azar.
2. f. Mat. Teoría estadística de los procesos cuya evolución en el tiempo es aleatoria, tal como la secuencia de las tiradas de un dado.
□ V.
variable estocástica

Real Academia Española © Todos los derechos reservados


NEOLOGISMOS

________________________________________
Grupo de probabilidade e estatística - Instituto de Matemática - Universidade de Tübingen

________________________________________
Bio-informática, bio-matemática e bio-estocástica
Bio-informática não tem a intenção de inferir leis fundamentais matemáticas que governam sistemas biológicos paralelas a essas leis já conhecidas da física. Atualmente a utilidade principal da Bio-informática consiste na preparação de ferramentas que investigadores podem utilizar para a análise de dados. Por exemplo, biólogos precisam de ferramentas para a avaliação estatística de similaridades entre duas ou mais seqüências de DNA ou proteínas, para desvendar genes no genoma DNA, e para estimar diferenças em como genes são expressos em provas diferentes. Áreas importantes da Bio-informática trabalham no desenvolvimento e na otimização de banco de dados, algoritmos e pacotes de programas correspondentes.
Bio-matemática trabalha essencialmente na descrição e investigação matemática dos fenômenos biológicos. A intenção é uma moldagem e análise geral matemática dos sistemas biológicos, similares às leis conhecidas da física. O exemplo provavelmente mais simples é o crescimento exponencial das populações. Em contraste com a física essas leis estão ainda longe de ser determinadas pelos sistemas biológicos. Originalmente a Bio-matemática considera essencialmente caminhos determinados, a maioria deles é da área das Equações Diferenciais e dos Sistemas Dinâmicos.
Bio-estocástica enfatiza a evidência que muitos fenômenos biológicos são determinados parcialmente ou até mesmo completamente por acaso. Embora a relevância do acaso tenha sido já cedo discernido (Darwin, Mendel, Hardy-Weinberg), modelos probabilísticos mais complexos foram estudados intensivamente apenas recentemente, também por causa do desenvolvimento tardio da estocástica. Progressos fundamentais puderam ser feitos apenas, quando a teoria dos Processos Estocásticos e a teoria da Integração Estocástica foram desenvolvidas suficientemente. Por exemplo, a teoria dos Processos das Ramificações contribuiu fundamentalmente para entender o crescimento biológico da população até a cadeia de reação polymerase (PCR). Outro exemplo típico é a teoria da coalescência fundamentada por Kingman (1982), uma teoria das árvores ancestrais que ainda influência o movimento da genética populacional. O número de publicações em jornais de teoria probabilística com conexão em biologia cresceu drasticamente desde 1980 e comprova a importância da Bio-estocástica. Ademais, Bio-estocástica forma a base para uma análise estatística profunda dos dados biológicos. Aqui a conexão com a Bio-informática torna-se particularmente óbvia.

Nenhum comentário:

IA VS. FACTOR HUMANO

¿Acabará la IA con los traductores? Así afrontan el tsunami desde sus facultades Los traductores e intérpretes de idiomas, lejos de evitar e...