Translate

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

INOVAÇÃO







“pensar diferente , think different”
Steve Jobs





1. Explore. A maioria das inovações nasce da observação. Como se fazem as coisas em outras empresas de seu setor? E em outros países? Que esta acontecendo de novo em matéria tecnológica, social ou econômica que possa ser relevante para sua empresa? Compare. Alimente sua mente: leia revistas especializadas e veja programas que não costumava ver, viaje sempre que tenha a oportunidade. Olhe e faça perguntas.
2. Proponha. Nem a melhor idéia têm chances de ser implementada se não se propõe antes. Proponha trocas ou novas perspectivas. A seu chefe, a seus colegas ou a seus empregados. Comunique, venda suas idéias. Escute as reações e aceite a rejeição, quando venha, com naturalidade. A maioria das idéias não são implementadas. Porém, para que uma seja implementada, centenas tem que ser propostas.
3. Experimente. À velocidade que troca o mundo são cada vez menos as certezas que temos. Trocam as pautas de consumo, trocam as regulações, troca o marco político, troca a economia. O âmbito em que nos movimentamos se volve cada vez mais volátil e a tendência é mundial. A única forma de chegar a um sucesso é provando repetidas vezes. A reflexão e a planificação tem seu lugar, porém experimentar muito e rápido é a única forma de saber o que vai funcionar e o que não. Prove.
4. Equivoque-se barato. Se a forma de apreender num mundo onde não abundam as certezas é provar, faz se necessário que nossos intentos sejam os mais baratos possíveis. Provar repetidamente leva implícito que a prova não seja tão cara que comprometa financeiramente à empresa. Este é um dos motivos pelo qual Internet é um dos âmbitos em os que a inovação floresce. Não é só um assunto de tecnologia, senão de que é um lugar onde provar um novo produto ou conceito comercial não é demasiado caro. Quanto custa montar uma empresa de Internet? Uma fração do que custa uma empresa de "tijolos e cimento".
5. Ajuste e volte a começar. O aprendizado só tem sentido se o capitalizamos. E capitalizar-lo significa ajustar a idéia ou modificar-la para que possa ser relançada. Poucas idéias tem que ser totalmente descartadas. Quase toda prova comercial tem ao menos algum elemento que pode ser utilizado em outros empreendimentos ou produtos. Aproveite o que apreendeu. Reflita sobre a experiência, ajuste e volte a provar.
Estes cinco tips não se dominam dum dia para outro. Inovar requere constancia e tempo, mas vale a pena. Pelos benefícios econômicos que reporta e também por sua própria satisfação pessoal. Não permita que a eleição de sua gravata seja o único criativo que faça no dia
FONTE: E. Remolins.

Nenhum comentário:

LA RECOMENDACIÓN DIARIA

  LA RECOMENDACIÓN DIARIA resistencia a los antimicrobianos , mejor que  resistencia antimicrobiana   Resistencia a los antimicrobianos , no...