Translate

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

DESAPRENDER





Recalculando (os caminhos da vida)
Por Eduardo Chaktoura - Fonte : La Nación – Buenos Aires.-|




Tal vez a autoridade que hoje dia muitos assinam ao GPS (Sistema de Posicionamento Global) nos ajude a entender que "recalculando" não é outra coisa que "desandar para chegar ao destino", "repensar o que acreditamos poderia ser o melhor caminho", "encontrar melhores rumos". Algo assim como, além do GPS, "desaprender para apreender", "desapegar se para aprender a vincularmos de outra maneira".
Seguramente em muitas poucas oportunidades nos temos posto a pensar o quanto é importante livrar-nos de certos conhecimentos aprendidos. Pelo contrario, costumamos acreditar que aprender é somar ou acumular, quando, em definitivo, o verdadeiro aprendizado parecera ser a capacidade de renovar, atualizar ou aprimorar conhecimentos ("encontrar melhores rumos ou novos caminhos").
Poderíamos, incluso, animar-nos a pensar que não sabe mais quem mais tem aprendido senão quem há podido aceder a informação, fortalezas e outras ferramentas funcionais ao projeto de vida ou aos caminhos que estejamos desejando transitar.
Desaprender é deixar de lado aquilo que nos resulta disfuncional ou que não parece ser o mais benéfico para nosso propósito
(cada qual saberá quanto saudável é o plano de rota escolhido ou a "des-escolher"). Desaprender é a grande oportunidade de modificar, de "recalcular" as lições que, até hoje, nos trazerem até aqui.
De nada serve, ou pouco avançará, seguir a viagem acorde a velhos mapas ou projetos emprestados.
É certo, desde um principio, somos na medida do que a genética nos herdou e do que nossos pais, professores, (e demais autoridades, com ou sem autoridade) quiseram ou puderam ensinar-nos.
"Recalcular" (desaprender) é adaptar, atualizar, ajustar a este momento e aos desejos mais autênticos. A ciência certifica hoje em dia que se bem os primeiros ensinos configuram nosso estilo de personalidade e comunicação, temos a capacidade de reinventar-nos ou, ao menos, trabalhar sobre o que alguma vez acreditamos que era determinante. Assim como se acredita que o primeiro vínculo que hajamos tido com nossa mãe (ou primeiro curador) definiu um modelo de apego ou estilo de relação, pomos aprender como nos gostaria de agora em mais querer e ser queridos.
Desaprender é ser curioso, criativo, valente, ter os melhores desejos. Desaprender é se ajustar aos novos tempos sim por isso "trançar" com os caprichos da moda ou a cultura do momento. Desaprender é liberar, agradecer, perdoar, fazer duelos, escolher.
Como diz a canção, é muito provável que "os caminhos da vida não são (ou seja) como eu esperava", por isso desaprender é a lição que chega justo a tempo para seguir andando para onde escolhamos ou possamos ir.
*Eduardo Chaktoura é psicólogo e jornalista, autor de “La gran oportunidad" (“A grande oportunidade") (Paidos, 2011)

Nenhum comentário:

LA RECOMENDACIÓN DIARIA:

  LA RECOMENDACIÓN DIARIA rompecabezas   o  puzle , mejor que  puzzle   El sustantivo  rompecabezas  o la adaptación  puzle , con una zeta, ...