Translate

quarta-feira, 23 de maio de 2012

CARTA DA TERRA

CONFERENCIA INTERNACIONAL SOBRE CARTA DA TERRA NO SENADO BRASILEIRO


O evento intitulado “Colóquio Internacional da Carta da Terra” foi celebrado numa sala de reuniões do Senado Federal do Brasil o dia 7 de maio de 2012. O colóquio teve o propósito de discutir a Carta da Terra como uma fonte de princípios éticos no desenvolvimento e a interpretação da legislação nacional e em particular a contribuição dos princípios da Carta da Terra à preservação da natureza e à proteção ambiental.
Os oradores do evento incluíram à Ministra de Ambiente do Brasil Izabella Teixeira, o Senador Rodrigo Rollemberg (Presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, CMA), Luiz Fernando Kreiger Merico (Diretor da Oficina de UICN no Brasil), Leonardo Boff (Comissionado da Carta da Terra), Brendan Mackey (Copresidente da CTI e professor na Universidade Griffith da Austrália), o Ministro Herman Benjamin (Tribunal Supremo de Justiça, Professor da Universidade Católica de Brasília), Ruud Lubbers (Copresidente Honorário de CTI), Cristovam Buarque (Senador da República, PDT-DF), José Carlos Carvalho (Ex-ministro de Meio Ambiente) e Jorge Viana (Senador da República, PT-AC).
As apresentações de Ruud Lubbers e Brendan Mackey cobriram as origens da Carta da Terra, o processo de redação e as consultas globais que reforçaram sua criação. O Ministro Benjamin revelou como os princípios da Carta da Terra se relacionam com a Constituição Brasileira. Leanardo Boff ajudou a compreender o fundamento filosófico da Carta da Terra como a ética do cuidado. O Ministro de Ambiente e os Senadores ajudaram a posicionar a Carta da Terra dentro do contexto atual dos retos ambientais, sociais e econômicos que enfrenta Brasil e a necessidade duma abordagem holística e ética como se articula na Carta da Terra.
O evento foi organizado pela Comissão de Ambiente, Proteção ao Consumidor, Supervisão e Controle do Senado em colaboração com a Comissão de Direito Ambiental de UICN e Carta da Terra Internacional.

Nenhum comentário:

LA RECOMENDACIÓN DIARIA:

  LA RECOMENDACIÓN DIARIA el maratón  y  la maratón ,   formas adecuadas   La palabra  maratón  puede emplearse tanto en masculino  ( el mar...