Quem como eu, dedica boa parte de seu tempo
útil à tarefa de se comunicar de forma escrita, sabe da importância duma boa
redação.
Tenho apelado a recopilar diversas sugestões
de exímios jornalistas e escritores sobre a arte de escrever "bem."
Confiramos:
Em The Elements of Style, William Strunk y E. B. White aconselham:
A escrita
contundente é concisa.
Uma oração
não deve conter palavras desnecessárias, nem um parágrafo orações desnecessárias
pela mesma razão que um desenho não deve ter linhas desnecessárias, nem uma
máquina partes desnecessárias.
Isto não
requer que o escritor faça todas suas orações curtas ou evite todos os detalhes,
“senão que cada palavra fale”.
Dizia
Churchill “as palavras curtas são as melhores e as velhas palavras quando são
curtas são as melhores de todas”.
Para Nielsen, as palavras exatas são a miúdo melhores que as palavras
curtas, que podem ser demasiado amplas. Porém coincide com Churchill em que as
“velhas” palavras são as melhores. As “velhas” palavras se impõem porque as
pessoas as têm incorporadas. As palavras familiares são as primeiras em saltar
à mente do usuário em suas buscas.
Escrever
claro.
Lorenzo Gomis, jornalista, nos dá sua receita.
Os ingredientes são:
·
Palavras
curtas, melhor que longas. As palavras curtas costumam ser palavras vivas e
populares.
·
Frases
singelas, melhor que complicadas.
·
Dizer uma
coisa por frase, como quando se fala.
·
Escrever
bem é ajudar a ler bem; (e eu agrego: e a
traduzir bem)
·
Palavra exata,
a que diz o que se quer dizer.
·
Uma ideia.
·
As
palavras curtas, frases singelas e palavras exatas não são suficientes. Se necessita
uma ideia, que é o motor que procura por nós as palavras.
·
O tom adequado
para expressar a ideia que se pretende comunicar.
·
Parágrafos
curtos: pontos e aparte para distinguir uma coisa de outra, um assunto de outro,
um momento de outro.
·
Um pouco
de espaço em branco gera ordem.
·
Os artigos
quase sempre ganham se,se encurtam.
Por sua parte, Jordi Pérez Colomé, editor da citada publicação, procura
que o texto seja preciso, que diga algo, ainda só seja uma coisa. Cada palavra
tem sua função, as desnecessárias devem ser destruídas.
Comparte a dica de George Orwell:
Se uma palavra pode se suprimir, suprima-la.
Em relação aos parágrafos, sugere como Strunk e White que o parágrafo
seja a unidade da composição. Embora, aclara que existem três pontos claves
para redigir um bom parágrafo:
·
Progredir
do conhecido ao novo.
·
Manter o
número de sujeitos ao mínimo.
·
Cada parágrafo
deve ter um assunto a tratar, um ponto e uma discussão.
A sua vez o acadêmico e jornalista espanhol Amando de Miguel em um de seus
artigos em Libertad Digital nos orienta:
1.
As frases
não devem superar as 30 palavras.
2.
Os parágrafos
não devem ocupar mais de 30 linhas.
3.
Os
capítulos não devem ir além das 30 páginas.
4.
As notas
de pé de página estão demais.
5.
As referências
a outros autores devem ser as mínimas.
6.
As
observações sobre Espanha devem se entender no contexto do que acontece fora.
7.
Os dados
numéricos devem ser só os imprescindíveis.
8.
Os termos
técnicos devem se reduzir todo o possível.
9.
As palavras
ou expressões em outros idiomas devem se dar com a tradução castelhana.
10. Não deve se abusar dos recursos
tipográficos (cursiva, negritas, etc.).
Agora,
você possui as dicas para uma boa redação, mas lembre-se sempre que a prática
faz ao mestre. Exercite, estude, pratique e, sobretudo, leia, leia muito para
atingir a capacidade de redigir como um verdadeiro profissional.
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