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quinta-feira, 10 de setembro de 2009

ImportaRSE - Florianópolis


ISO 26000 aplicação

Determinação do grau de eficiência

Uma ferramenta aplicável sem apoio de assessores

Qual é a pergunta?
Minha organização quer comprometer-se ainda mais na área da responsabilidade social, mais em que grau pode realmente exercer uma influencia no estado e no desenvolvimento da sociedade si se ocupa num assunto?

A matriz das seguintes paginas reproduze os temas essenciais (core subjects) e os assuntos (issues) da ISO 26000, e permite um teste da eficiência de ações possíveis por meio de buscar as respostas através de cinco perguntas.

Que são os resultados?

A ISO 26000 se pode aplicar efetivamente em aqueles temas, onde todas as cinco perguntas têm recebido respostas positivas.

1 SR tema essencial e assuntos

2 Os temas essenciais e os assuntos são considerados relevantes para a organização?

3 Qual grau de eficiência tem a organização neste assunto?

4 A organização pode desenvolver qual atividade neste assunto?

5 Que efeito terá esta atividade no desenvolvimento da sociedade?

6 Quais partes afetadas (stakeholders) seriam favoravelmente incluídos?

6.2 Core subject
Organizational Governance

Accountability, transparency, ethical behaviour, respect for stakeholder interests, and respect for the rule of law

6.3 Core subject
Human rights

Due diligence

Human rights risk situations

Avoidance of complicity

Resolving grievances

Discrimination and vulnerable groups

Civil and political rights

Economic, social and cultural rights

Fundamental rights at work

6.4 Core subject
Labour practices

Employment and employment relationships

Conditions of work and social protection

Social dialogue

Health and safety at work

Human development and training in the workplace

6.5 Core subject
The environment

Prevention of pollution

Sustainable resource use

Climate change mitigation and adaptation

Protection and restoration of the natural environment

6.6 Core subject
Fair operating practices

Anti–corruption

Responsible political involvement

Fair competition

Promoting social responsibility in the sphere of influence

Respect for property rights

6.7 Core subject
Consumer issues

Fair marketing, factual and unbiased information and fair contractual practices

Protecting consumers’ health and safety

Sustainable consumption

Consumer service, support, and dispute resolution

Consumer data protection and privacy

Access to essential services

Education and awareness

6.8 Core subject
Community involvement and development

Community involvement

Education and culture

Employment creation and skills development

Technology development and access

Wealth and income creation

Health

Social investment

Auf deutsch:

SR Kernthemen und Aktionspunkte

Werden Kernthema oder Aktionspunkt als für die Organisation relevant angesehen?
Wenn nicht, weshalb?

Welchen Wirkungsgrad hat die Organisation zu diesem Aktionspunkt?

Welche Aktivität kann die Organisation zu diesem Aktionspunkt entfalten?

Welche Wirkung würde die Aktivität auf die Entwicklung der Gesellschaft haben?

Welche betroffenen Kreise (Stakeholder) wären vorzugsweise einzubeziehen?

En español:

SR tema esencial y asuntos

¿ Las temas esenciales y los asuntos son considerados relevantes para la organización?

¿Si /No, porque?

¿Cual grado de eficiencia tiene la organización en este asunto?

¿La organización puede desarrollar cuál actividad en este asunto?

¿Qué efecto tendrá esta actividad en el desarrollo de la sociedad?

¿Cuales partes afectadas (stakeholder) serían favorablemente incluidos?

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