Translate

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

ImportaRSE - Florianópolis


GREENWASH!!

O termo para designar a ação de marketing de algumas empresas para fazer parecer verde algo que não é, se chama Greenwash; utilizado muitas vezes como lavado de imagem por distintas marcas.

Greenwash ou Greenwashing, implica o uso de argumentos ecológicos em campanhas publicitárias ou desenho de embalagem, isto com o fim de fazê-los eco-friendly (ecologicamente amigáveis); o uso de ditos argumentos é, por suposto, abusivo e fraudulento. As marcas que recorrem a esta ação podem ser altamente contaminantes ou inócuas, pelo que o greenwash buscará enganar sobre as consequências do produto, no primeiro caso, ou simplesmente incrementar as vendas, no segundo.

O fenômeno se aproveita da boa vontade que os consumidores têm hoje para o tema. La revista americana Mother Jones foi quem criou o término greenwashing em 1990.

O informe Understanding and Preventing Greenwash (Compreensão e prevenção do lavado da imagem verde) é um trabalho de BSR, um líder em responsabilidade social que busca criar um mundo mais sustentável, e Futerra, uma agência de comunicações sustentáveis.

O informe é um trabalho exaustivo que explica as razões e consequências deste fenômeno; os temas centrais são Que é Greenwash?, Qual é a perspectiva dos stakeholders? e uma Guia para preveni-lo; sua leitura é obrigatória para todo consultor interessado em temas de RSE e tópicos médio-ambientais específicos

Nenhum comentário:

IA VS. FACTOR HUMANO

¿Acabará la IA con los traductores? Así afrontan el tsunami desde sus facultades Los traductores e intérpretes de idiomas, lejos de evitar e...