GREENWASH!!
O termo para designar a ação de marketing de algumas empresas para fazer parecer verde algo que não é, se chama Greenwash; utilizado muitas vezes como lavado de imagem por distintas marcas.
Greenwash ou Greenwashing, implica o uso de argumentos ecológicos em campanhas publicitárias ou desenho de embalagem, isto com o fim de fazê-los eco-friendly (ecologicamente amigáveis); o uso de ditos argumentos é, por suposto, abusivo e fraudulento. As marcas que recorrem a esta ação podem ser altamente contaminantes ou inócuas, pelo que o greenwash buscará enganar sobre as consequências do produto, no primeiro caso, ou simplesmente incrementar as vendas, no segundo.
O fenômeno se aproveita da boa vontade que os consumidores têm hoje para o tema. La revista americana Mother Jones foi quem criou o término greenwashing em 1990.
O informe Understanding and Preventing Greenwash (Compreensão e prevenção do lavado da imagem verde) é um trabalho de BSR, um líder em responsabilidade social que busca criar um mundo mais sustentável, e Futerra, uma agência de comunicações sustentáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário